Empresa entra na Justiça e paraliza Licitação dos Blocos Laboratoriais do REUNI, Computação e Jornalismo da UFT

quinta-feira, maio 06, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Blog ainda carece de maiores informações, mas conforme declaração do Diretor do Campus de Palmas, prof. Dr. Aurélio Picanço no Twitter, uma das empresas que concorrem à licitação das construções dos Blocos Laboratoriais do REUNI, Computação e Jornalismo, entrou na Justiça contra o processo licitatório, paralizando o certame.

Esse fato está acima da atuação das lideranças estudantis dos cursos que serão beneficiados pelas construções (Engenharia Civil, Elétrica, Jornalismo, Computação, Enfermagem, Nutrição, Artes, Filosofia), mas é fundamental ressaltar que os CA´s DEVEM acompanhar de perto o processo licitatório, para fiscalizar e pressionar as autoridades da UFT para que não haja maiores contratempos.



Os novos complexos laboratoriais:

Modelo inédito na UFT
Ao todo serão 9 novos blocos: 6 em Palmas, 1 em Araguaína., 2 em Gurupi.  Orçadas em mais de 10 Milhões de Reais, as obras, de modelo inédito na UFT, deverão manter o estilo arquitetônico atual das construções recentes. Esses recursos são datados do orçamento de 2009, provenientes em sua maioria, de verbas dos cursos do REUNI. Em tese, a maior parte do espaço físico dos blocos novos serão ocupados por esses cursos.

Em Palmas, os 6 blocos deverão abrigar os laboratórios dos cursos do REUNI de Artes, Filosofia, Enfermagem, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica; além dos cursos de Jornalismo e Ciência da Computação -  que são não pertencentes ao REUNI. O fato de 2 cursos não ligados ao REUNI entrarem no "lote" de construção do Complexo, deu-se devido à aplicação conjunta da parte orçamentária do ano de 2009 previstos para Computação/Jornalismo, na construção de mais um bloco, dentre os 5 que seriam construídos para as graduações do  REUNI.

Em Gurupi, abrigará os cursos de Engenharia Biotecnológica e Química Ambiental.  Em Araguaína, de Logística, Química, Física, Cooperativismo, Turismo e Biologia. Desses campi, não houve questionamento judicial até o momento.

Vale lembrar que por serem espaços públicos, poderão ser utilizados também pelos demais cursos de cada campus.

O local de construção será próximo à guarita de entrada no campus universitário de Palmas. Não há por enquanto, informações sobre o período de início e conclusão das obras, mas acredita-se que será em meados do início de 2011 (conclusão).


Reunião para acompanhar a licitação dos Blocos Laboratoriais:

Diretamente interessados nas construções dos novos blocos laboratoriais do REUNI, a Representação Discente no CONSUNI convidará as lideranças estudantis dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Artes, Filosofia, Jornalismo e Ciência da Computação do Campus de Palmas, para visitarem a Comissão Permanente de Licitação da UFT (CPL).

A visita à CPL, prevista para a próxima semana, terá o objetivo de fiscalizar e acompanhar de perto o processo licitatório dos novos blocos, como medida de previnir a classe acadêmica de possíveis atrasos ou morosidade na efetivação da empresa que ficará responsável pela construção das obras.


É fundamental que o estudante esteja atento a todos os processos licitatórios da universidade e pressione para a rápida efetivação dos mesmos. É certo que há prazos legais que não podem ser adiantados, contudo, naquilo que puder ser acelerado, é importante que o aluno esteja presente demonstrar o empenho da categoria.

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários

Felipe Albuquerque disse...

É o que estou dizendo sempre para os CA´s e muitas vezes, aos gritos,às lideranças estudantis.

Vejam só... quando estive no CA de Computação, por 3 anos, ficávamos no pé das autoridades para a licitação do Labin de Redes... Até hoje, não saiu esse labin. Chegamos a fazer até manifestação forte contra o reitor e nunca saiu... a chamar assembleias e mais reuniões, com Diretor e Coordenador e até hoje nunca saiu. Imagine se um CA nada fizer, para pressionar para a saída de uma licitação?

Porque a empresa entrou na Justiça? Por que o Edital é mal feito, feito às pressas, irresponsavelmente, só pode. Um edital bem feito não daria margem para ser questionado judicialmente. É por isso que sugiro ao DCE/UFT que crie uma Coordenação de Fiscalização Licitatória para acompanhar todas as licitações da UFT, no que tange aos estudantes (é o que vou sugerir, na próxima gestão da entidade).

Galera, tenho dito e repito: nós temos a universidade que queremos e buscamos! Não basta querer, tem que buscar! Doar um pouco do seu tempo e lutar em prol de um objetivo maior, que é o seu curso, de qualidade.

Felipe Albuquerque disse...

Galera dos CA´s de Enfermagem, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Artes, Filosofia, Ciência da Computação e Jornalismo: vamos visitar a Comissão Permanente de Licitação, na próxima semana?

Abraço!

Fabio Henrique disse...

Eh, tudo que envolve dinheiro (ainda mais, PUBLICO!) é enrolado,
e enquanto eles brigam por seus próprios interesses nós ficamos sem
laboratórios.

Fabio C. Barrionuevo da Luz disse...

Se possivel
Espalhem cartazes sobre o dia q os CA's iram fazer a visita...
Façam span no orkut, msn e outros

Ja estou cansado de como nós estudantes somos deixados de lado.
A universidade existe para os estudantes. o foco principal é o estudante..
e nao os professores, e técnicos adm, como aparentemente vem sendo feito, estes, devem se beneficiar diretamente do beneficio q vem para o estudante.(opinião parcial minha)

Muito legal a UFT ter mais 14 cursos...
Mas seria muito melhor não ter mais 14 cursos,
e ter cursos com infraestrutura e qualidade, ao contrario do q existe.

thigor disse...

Jah aconteceu a reunião?

Se não que dia irá acontecer?

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT