Calouros que entraram após o início das aulas da UFT, passam por dificuldades

sábado, maio 08, 2010 Por Felipe Albuquerque

Já era de se esperar, que parte dos calouros que entraram após o início do semestre letivo, devido as chamadas de suplentes do Vestibular 2010/1 da UFT e às 2ª e 3ª etapas do ENEM, assim como as chamadas de remanescentes dessa última etapa, passariam por dificuldades de aprendizado e acompanhamento das disciplinas, em relação aos demais estudantes das turmas - devido à perda considerável de aulas..

A situações tem-se averiguado mais crônica com os alunos remanescentes da 3ª etapa do ENEM, visto que são cronologicamente os últimos a chegarem à UFT (mais de 1 mês depois do início oficial das aulas).


A Representação Discente no CONSUNI obteve da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) que tais alunos tivessem um acompanhamento especial dos professores da disciplina. Entretanto, por falta de sensibilidade de alguns docentes e até mesmo, por timidez dos alunos em cobrar o pacto da PROGRAD, esse acompanhamento não tem sido efetivado.

O aluno que entrou muito após o início das aulas e chegar a jubilar, ou seja, reprovar em todas as disciplinas do primeiro semestre, não estaria sendo injustiçado, por não ter tido os mesmos direitos do estudante que entrou regularmente na UFT?

Uma das possibilidades que poderá ser levada ao CONSUNI na próxima reunião, será o pedido de suspensão da  regra de jubilamento dos acadêmicos nessa situação. Você concorda com isso?


As medidas anunciadas pela PROGRAD:


Baixe aqui o Memorando com as medidas estipuladas pela PROGRAD.

Email da PROGRAD:

Srs. Diretores, Coordenadores de cursos, Secretários Acadêmicos  e Representantes dos alunos;


Considerando que o Calendário do Enem, após os imprevistos ocorridos no processo de realização do certame, incorreu em atraso para realização das 03 chamadas previstas, estaremos finalizando as matrículas na UFT no dia 16/03/10, com a 5a. chamada do vestibular UFT e dos remanescentes do SISU.  Visando minimizar as questões decorrentes desse processo, estamos enviando algumas orientações que deverão ser implementadas pelas Secretarias Acadêmicas quando da matrícula dos candidatos matriculados após o dia 08/03/2010.


Além disso, solicitamos a todos que façam gestão junto aos professores dos respectivos colegiados no sentido de viabilizarem o atendimento necessário a esses alunos matriculados no período final de chamadas do SISU e Vestibular UFT.


Fico à disposição para informações adicionais.


--
Isabel C Auler Pereira
Pró-Reitora de Graduação



Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Felipe Albuquerque disse...

Calourada!

É nesse espaço aqui que você pode dizer as dificuldades ou não, que você está passando. Lembrando: que os comentários são importantes para efetivar uma ação da Representação Discente, em cobrança às autoridades da UFT.

Unknown disse...

Nossa,até que enfim alguém para ajudar os calouros.Quando eu entrei na UFT-Araguaína,nao conhecia ninguem e quase nenhum veterano se dispos a ajudar em quesito de informaçoes.Parabens pelo blog!Com certeza outros calouros poderao se sentir apoiado atraves do blog.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT