Trancamento Parcial de Disciplinas - Orientações e Particularidades

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

Um dos procedimentos mais simples da UFT é o Trancamento Parcial de Disciplinas, que provavelmente você utilizará com relativa frequência. O trancamento de disciplinas pode ser efetuado observando o prazo estabelecido no Calendário Acadêmico de cada ano, desde que não implique na manutenção de carga horária inferior à mínima permitida. Nesse caso, você deve observar, também, o prazo máximo para integralização curricular.

Para o semestre 2010/1, você já pode efetuar trancamentos normalmente, mas somente até o dia 16 de Abril. Após essa data, o sistema será bloqueado e o seu pedido, negado automaticamente. Saiba nessa matéria, o que fazer e procurar, para realizar o trancamento parcial de suas disciplinas.



Onde e como solicitar?

Para solicitar o Trancamento Parcial de Disciplina, procure pelo Protocolo do seu campus e solicite o formulário padrão de atendimento. No formulário do Campus de Palmas, escolha a opção 21 (Trancamento de Disciplina - especificar na justificativa) e especifique no campo Justificativa, o seguinte (ou variações):

Desejo  trancar a disciplina de_____________ do curso de ____________  (para disciplinas do seu  próprio curso)
Desejo  trancar a disciplina de_____________ do curso de ____________ do campus _______ (para disciplinas de outros cursos/campi, que você esteja realizando)


Após protocolar o pedido, guarde consigo o comprovante e acompanhe o andamento do processo junto à Secretaria Acadêmico do seu campus. Não dê bobeira: guarde o comprovante a "sete chaves". Aliás, todo e qualquer comprovante, sempre o guarde!


Importante: 


Ao trancar a disciplina, você não poderá mais destrancá-la no mesmo semestre em que fez o pedido, mas poderá solicitá-la novamente, para o próximo semestre, na Pré-Matrícula ou no período de Confirmação e Ajuste de Matrícula.

Vale lembrar que se você não der conta de realizar a disciplina, ou saber que irá reprovar nela, é melhor trancá-la do que ganhar uma reprovação no Histórico, seja essa reprovação por freqüência ou por nota.

Cabe frisar que as reprovações, diminuem o seu Coeficiente de Rendimento.


O decorrer do processo:


O seu pedido de trancamento subirá às mãos do Coordenador de seu curso para apreciação. Se cumprir os requisitos especificados no início dessa matéria, o processo será deferido normalmente.
Até hoje, nunca ouvir falar de um pedido de trancamento indeferido por um Coordenador.
 


O resultado no seu Histórico Escolar:


Confira no seu Histórico Escolhar como ficará disposto o Trancamento Parcial. Veja abaixo:

Situação do Histório Escolar com Trancamento Parcial de Disciplinas


Aos calouros:

Você poderá trancar disciplinas normalmente, tal qual o veterano. No entanto, as disciplinas que você não trancar, não poderá reprovar em todas elas! Exemplo: se você tinha 6 matérias e trancou 5, essa que sobrou você não pode reprovar, senão será expulso da universidade (desvinculado)!!! 

Veja  mais casos de Desvinculamento e Jubilamento.


Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT