MOVIMENTO ESTUDANTIL

Manifestação da UNE em defesa da meia-entrada estudantil
CA, DA, DCE, Representantes Discentes... essa "sopa de letrinhas" lhe será familiar durante sua vida universitária. Mesmo você que não goste de Política, será influenciado positivamente ou negativamente por ela. Devemos então, conhecer a fundo as ferramentas que o estudante dispõe, para não ser prejudicado, em busca de fazer valer os nossos direitos.

Por ser um ambiente relativamente democrático, as decisões sobre os rumos da universidade são compartilhadas entre  professores, técnicos-administrativos e alunos. Conheça o Movimento Estudantil da UFT, sua estrutura, divisões e como ele influencia o andamento da instituição e de sua vida acadêmica. E desde já, ajude também a combater a Politicagem que peverte o Movimento e outras instâncias da universidade. Seja também co-autor do crescimento da UFT!




As categorias da universidade:

As categorias da universidade
Primeiramente, é preciso esclarecer que a universidade é formada por três corpos funcionais distintos, embora complementares: Estudantes, Professores e Técnicos-administrativos. Cada categoria, possui seus próprios interesses, anseios e particularidades.

Os professores e técnicos, organizam-se politicamente em Sindicados,  que são respectivamente, a SESDUFT (Seção Sindical dos Docentes da UFT) e o SINTAD (Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFT). Já os estudantes, organizam-se em CA´s (Centros Acadêmicos), DA´s (Diretórios Acadêmicos), DCE (Diretório Central dos Estudantes) e Representação Discente nos Conselhos.




As modalidades de Representação Estudantil:


Para entendermos melhor o Movimento Estudantil da UFT e sua forma de atuação, é preciso dividi-lo em duas modalidades, que são: as Entidades Representativas e a Representação Discente nos Conselhos.


Os dois eixos atuam em prol dos alunos



A Representação Discente nos Conselhos:


Os conselhos da UFT são os órgãos deliberativos oficiais da instituição. Neles, há a participação de representantes estudantis. É importante portanto, ter bons e responsáveis representantes nesses conselhos, já que são eles quem falarão por nós e tomarão decisões fundamentais tanto para a UFT quanto para a nossa categoria discente.

Saiba qual são esses conselhos e suas funções.

Estrutura hierárquica dos conselhos da UFT

1) COLEGIADO: O Colegiado é o conselho superior do curso, responsável por ditar as normas a serem seguidas por todos, além de julgar recursos de discentes e docentes, aprovar novos horários de aula,  pré-projetos de conclusão de curso, quebras de pré-requisitos, etc.

É formado todos os  professores efetivos e  20% de alunos. Veja abaixo como exemplo, o Colegiado de Ciência da Computação:

Composição do Colegiado do curso de Ciência da Computação


2) CONSELHO DIRETOR DO CAMPUS: O Conselho Diretor é o órgão máximo de deliberação do campus, superior portanto, ao Colegiado. É responsável pelos projetos de infra-estrutura do campus, julgamento de recursos do Colegiado. É nesse conselho, que decide se o orçamento do campus é para construção de um Ginásio Poliesportivo, ou Salas de Professores, por exemplo. Nele, cada Centro Acadêmico possui um representante.

Esquema do CONDIC de Palmas



3) CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: "É o órgão deliberativo da Universidade em matéria didático-científica” [Art 15. Estatuto da UFT]. A representação estudantil é de  20% referente aos demais membros do Conselho (11 alunos). É presidido pelo próprio Reitor da UFT


4) CONSELHO UNIVERSITÁRIO: "É o órgão deliberativo supremo da Universidade destinado a traçar a política universitária e a funcionar como instância de deliberação superior e de recurso. "[Art 12. Estatuto da UFT]. No CONSUNI, os alunos da UFT possuem duas vagas com mandato de dois anos, escolhidos de forma indireta, pelos Presidentes de Centros Acadêmicos. O CONSUNI é presidido pelo próprio Reitor da UFT.

Composição do CONSUNI



As Entidades Representativas:


Para entendermos melhor um Entidade Representativa, podemos traçar uma paralelo com uma Associação de Moradores de um bairro. É isso mesmo! Um CA/DA/DCE é uma associação civil nos mesmos moldes jurídicos de uma associação classista. Sendo assim, a entidade é independente e autônoma da universidade, apesar de atuar ativamente no ambiente universitário.

Existem 3 níveis de entidades representativas estudantis na UFT, de acordo com o nível de atuação. Vale ressaltar que apenas os campi de Porto Nacional e Araguaína, possuem Diretório Acadêmico (DA).

Essas entidades são administradas por Diretorias, eleitas pelo voto direito dos alunos, para cumprirem mandato de um ano. O Presidente do CA/DA/DCE é a figura política e administrativa das entidades e juntamente com os demais cargos da Diretoria. Veja um modelo de Diretoria aqui.

Estrutura hierárquica das entidades representativas