Representante Discente cobra vagas do REUNI no Extravestibular da UFT

quinta-feira, maio 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

Aproveitando um "gancho" na discussão no CONSUNI ocorrida ontem, quando a Pró-Reitora de Graduação, prof. Dr. Isabel Auler ministrava uma apresentação sobre a análise da adesão da UFT ao REUNI, o Representante Discente Felipe Albuquerque, aproveitou para questionar o Extravestibular 2010/2 da UFT. 


 Por dois semestres (2010/1 e 2010/2), não foram abertas vagas para Transferência Interna e Externa  nas quais os cursos do REUNI estivessem na seleção. Alunos procuraram o Blog na semana passada para reclamarem desse fato.

Há uma tendência natural verificada pelo Blog, de interesse de migração de alunos de Engenharia Elétrica para Engenharia Civil, Ciência da Computação para Engenharia Elétrica, Nutrição para Enfermagem, Enfermagem para Medicina, entre outros.


A explicação da PROGRAD:

Segundo a Pró-Reitora, só serão disponibilizados vagas do REUNI no Extravestibular, quando a migração  para essa modalidade de curso for regulamentada no CONSEPE da UFT (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). A previsão é de ocorrer abertura de vagas apenas para o primeiro semestre de 2011.

As discussões sobre regulamentação do processo de transferência interna e externa para os cursos do REUNI deverá ser iniciada ainda este ano. Prevê-se que até o final de 2010 já se discipline a forma de ingresso pelo Extravestibular.

A Pró-Reitora afirmou que poderá ser estipulado uma "prioridade" de transfência entre cursos afins do REUNI, devido à afinidade entre as graduações, visto que dividem um período em comum, chamado Eixo Básico. Ou seja, haveria prioridade de migração da Nutrição para a Enfermagem (e vice-versa), do que de Medicina para Enfermagem, por exemplo.

Caso isso configure-se como norma de prioridade de transferência, poderá abrir sérios problemas com a comunidade acadêmica, sobretudo de estudantes não vinculados ao REUN que desejam transferir-se para algum curso vinculado à essa modalidade.

Qual sua opinião à respeito do tema?


Colegiados de cursos do REUN:


Os Colegiados de curso do REUNI ainda são foram totalmente regulamentados pela UFT. Não há previsão de funcionamento desses Conselhos nos regimentos da universidade e particulamente, não sei como será o funcionamento ou a composição deles após o Ciclo Básico.

Como exemplo, veja o Colegiado de Engenharia Civil e Elétrica, no Ciclo Básico:

Esquema do Colegiado de Engenharia Civil e ELétrica, no ciclo básico

Há um exemplo do REUNI em Araguaína, em que há apenas um Coordenador para os cursos de Logística, Coperativismo e Turismo.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT