O DCE e a DIRETORIA

Logo da atual gestão da Diretoria do DCE/UFT "Na Pressão Por Mudanças"

O DCE (Diretório Central dos Estudantes - DCE) é o órgão oficial  máximo de coordenação e representação geral do corpo discente da Universidade Federal do Tocantins, em todos os seus cursos e campi. O DCE/UFT possui duração indeterminada, sem filiação político-partidária, de caráter livre e independente de órgãos governamentais, sem fins lucrativos.

A UFT conta atualmente, com mais de 13 mil estudantes, em 7 cidades do Tocantins (Tocantinópolis, Araguaína, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Arraias), cidades às quais o DCE/UFT possui jurisdição para atuar.


Para conhecer melhor sobre o DCE/UFT, faça o download do Estatuto da entidade.




 CONHEÇA A DIRETORIA DO DCE

Estrutura estatutária da Diretoria do DCE/UFT
A entidade é administrada por uma Diretoria, composta por uma chapa de 12 cargos, eleita para o mandato de um ano. A votação é secreta e facultativa.

Como o DCE/UFT é uma entidade sem fins lucrativos, todas as funções exercidas por seus membros é de natureza voluntária.


PRESIDENTE:  Felipe Albuquerque - Palmas


Felipe Fernandes de Albuquerque é acadêmico do curso de Ciência da Computação. Iniciou participação no Movimento Estudantil da UFT como Vice-Presidente de turma. Participou da Diretoria do Centro Acadêmico de Ciência da Computação, primeiramente, como Coordenador de Imprensa e Divulgação e por dois mandatos, como Presidente do Centro Acadêmico. Enquanto Presidente da entidade, participou como Representante Discente no Colegiado de curso e no Conselho Diretor do Campus de Palmas. Participou também, durante 3 meses, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFT (CONSEPE, chegando ao Conselho Universitário (CONSUNI), onde exerceu mandato de 2 anos. "Chegou a hora da Mudança, de moralizar essa entidade e pô-la no rumo certo, que é a vontade soberana do Estudante da UFT."



VICE-PRESIDENTA:  Luma Elaine - Araguaína


Luma Elaine Assunção Silva é estudante do curso de Física (Licenciatura) do Campus de Araguaína, uma das novas 6 graduações advindas pelo Programa de Reestruturação das Universidades Federais, mais conhecido como o REUNI. Atualmente, batalha junto com seus colegas, para a fundação dos Centros Acadêmicos do REUNI de Ciências Naturais.







1ºTESOUREIRO:  Pedro Henrique - Araguaína

Pedro Henrique de Moura Silva é estudante do curso de graduação em Medicina Veterinária. É colaborador do Diretório Acadêmico do Campus de Araguaína (DAUFTA). É representante do DCE/UFT na EMVZ (Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia).

Pedro substituiu o então 1º Tesoureiro, Daniel de Freitas.






1ª SECRETÁRIA:  Juliana Cordeiro - Gurupi




Juliana Cordeiro de Matos, estuda o sétimo período de Engenharia Florestal no Campus de Gurupi. Participou do Centro Acadêmico de seu curso como Diretora de Esportes em 2008, tendo sido Colaboradora na gestão de 2009. Neste ano, foi a Presidente da Comissão Eleitoral do CA de Engenharia Florestal.







2ª SECRETÁRIA:  Rita Lopes- Arraias



Rita Lopes dos Santos é acadêmica do curso de Matemática no Campus de Arraias. Já participou como membra efetiva da Diretoria do seu Centro Acadêmico. "Obrigado a todos que deram a nos a confiança de fazer a historia de um novo DCE dentro da nossa universsidade.  Agora e hora de trabalhar"







SECRETÁRIO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO:  Paulo Roberto - Palmas



Paulo Roberto Alves Guimarães e acadêmico do curso de licenciatura em Filosofia, um dos cursos do REUNI de Palmas. Já participou de gestões do DCE/UFT, bem como é um dos representantes da UNE no estado do Tocantins.





DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ESPORTES:  Rubinho - Palmas


Rúben Sousa Junior, mais conhecido como Rubinho, cursa o terceiro ano de Engenharia Ambiental. Atualmente, é Presidente da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Ambiental, recém denominada Suprema e um dos organizadores do maior campeonato esportivo da universidade, o Torneio das Estrelas. Este torneio teve a sua última edição no mês de novembro de 2010.




DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS JURÍDICOS: Fernando Fagundes - Palmas

Fernando Fagundes Bastos, 4° Período de Administração, Presidente do Centro Acadêmico de Administração, e Diretor de Assuntos Jurídicos do DCE. Iniciou-se no Movimento Estudantil ajudando a refundar o Estatuto do curso de Administração, que até então era da época da UNITINS, logo após sendo Presidente do CA de Adminitração, e representante do DCE/UFT como Diretor de Assuntos Jurídicos.

Quando perguntado sobre o que acha do atual momento, Fernando diz: “ me sinto muito honrado de fazer parte de uma gestão que batalhou muito para chegar até aqui, de forma honesta e contagiante, o qual por onde passavamos poderiamos sentir isso, fazer parte  de uma gestão que realmente quer trabalhar em prol dos estudantes, pode lá na frente bater no peito e falar que fiz parte daquela gestão limpa, que entrou para a história dessa faculdade”.




DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS: Crys - Miracema

Amélia Cristina Santana (CRYS) é acadêmica, do 3° período do curso de  Serviço Social do Campus de Miracema, é colaboradora do Centro Acadêmico do Campus, agora fazendo parte da diretoria do DCE, na luta pelo fortalecimento do nosso movimento estudantil para conquistarmos as nossas batalhas diárias, tais como: a chegada de novos cursos, melhores condições de estudo, pesquisa e estenção, mais campo de estagio, transporte e etc. Estamos na luta e  vamos em frente!!





DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE PROMOÇÕES E EVENTOS: Michelle Oliveira - Porto Nacional

 

Michele Gomes de Oliveira é acadêmica do curso de Ciências Biológicas no Campus de Porto Nacional. Atualmente é Vice-Presidente do Diretório Acadêmico da UFT de Porto Nacional - DA-UFT-PN.







DIRETOR DO DEPARTAMENTO CULTURAL: Joscelyn Junior - Tocantinópolis

Joscelyn Antônio Alves da Costa Junior é estudante do curso de Ciências Sociais, campus de Tocantinópolis. Desenvolverá e promoverá projetos culturais entre os 7 campi da UFT.