Alunos solicitam rediscussão da Avaliação do Estágio Probatório Docente ao CONSUNI da UFT

quarta-feira, maio 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

Em atendimento às demandas dos estudantes e às recentes justas críticas, quanto ao atual sistema de Avaliação do Estágio Probatório Docente, entrei hoje na Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores  (SOCS) com um pedido de pauta  no CONSUNI, que ocorrerá no dia 26 de Maio.

O pedido, o qual você verá ao final desta matéria, visa buscar a rediscussão do atual formato de Avaliação do Estágio Probatório. Foi enviado com cópia ao Reitor, prof. Dr. Alan Barbiero e ao Pró-Reitor de Avaliação e Planejamento, prof. Msc. Rafael de Oliveira.


Se o pedido de pauta for indeferido, visto que a convocatória da reunião já foi expedida pelo Presidente do Conselho, o pedido será refeito e encaminhado no início da reunião, no momento de discussão da pauta.
 

As críticas:
O Blog apurou essa semana, em conversa com representantes de Centros Acadêmicos (CA´s), críticas quanto ao atual formato de avaliação. Entre elas, está a impossibilidade de avaliar o docente com uma notação "0" (as questões são numeradas de 1 a 10) - o que implica portante, na obrigatoriedade de emissão de uma nota mínima. 
Outra crítica relaciona-se, segundo os alnos, à ineficiência e má elaboração das perguntas, que não contribuiriam para "dizer" ao sistema, as particularidades da avaliação de cada professor.
A crítica mais contundente refere-se ao peso da avaliação estudantil, que é de irrisórios 25% da Nota Final do Estágio Probatório do professor. Assim, segundo os alunos, a nota estudantil é decorativa.
Ressalta-se que de acordo com o resultado final da nota do probatório, poderá implicar na exoneração do professor.


O Email de solicitação de pauta:

CC: Reitor da UFT e PROAP

Prezada Secretária dos Órgãos Colegiados Superiores da UFT, Eliana de Pinho,


Após cumprimentá-la, informo-lhe que atendendo à demanda de nossos estudantes, gostaria de pedir-lhe encarecidamente, a inclusão de uma pauta na próxima reunião ordinária do CONSUNI, que ocorrerá dia 26 de Maio. A pauta é a seguinte: Rediscussão da atual forma de Avaliação do Estágio Probatório Docente da UFT.

O categoria estudantil da universidade, tem disposto atenção especial à essa questão, pois acredita que o atual sistema de avaliação implementado pela PROAP, por meio da CAV, é ineficiente, necessitando urgentemente ser melhor debatida, visando melhorá-la.

Desde já agradeço pela atenção e aguardo um retorno da SOCS.

Att.

Felipe Albuquerque
Membro da Câmara Técnica de Administração e Finanças do Conselho Universitário - UFT
Representante Discente no Conselho Universitário - UFT


Resposta da SOCS:


Felipe,
 
É só mandar o texto que vocês desejam que seja alterado, acompanhado da sugestão de alteração.
 
Só que não garanto que entre na pauta desta reunião, porque esse assunto demanda discussão e, como ele stá chegando somente agora à SOCS, fica difícil sua inclusão na pauta, devido´ao curto espaço de tempo para discutí-lo, além do número de assuntos já constantes na mesma. Mas, assim que aqui chegar, ele já poderá ser encaminhado ao Professor Rafael e à Comissão de Administração e Finanças, para, conforme for, ser analisado no Consuni de Junho.

Atenciosamente,


Eliana de Pinho
Secretária Executiva da SOCS

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário

Felipe Albuquerque disse...

É isso aí!!! Tem que rever mesmo!

Um procedimento de avaliação falho desses! Deve ser é abolido, cancelado!

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT