Cresce pressão estudantil para rever Avaliação do Estágio Probatório Docente da UFT

quinta-feira, maio 13, 2010 Por Felipe Albuquerque

A avaliação do Estágio Probatório dos professores pelo estudante da UFT já está em curso há dois semestres e desde o seu lançamento, pela Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (PROAP), desperta inúmeras críticas da comunidade acadêmica. 

Antes, no quesito da nota do aluno, o professor recebia nota máxima automaticamente, devido uma resolução ad referendum do Reitor da UFT, visto que a avaliação discente do Probatório não havia sido implementada até então.


Para 2010/1, é possível acessar o sistema de avaliação e responder os questionários, disponíveis no Portal do Aluno, até o mês de junho

Apesar de você acessar o Portal com o seu login e senha, para realizar a Avaliação, sua identificação como avaliador é sigilosa, ou seja, ninguém saberá que você analisou o probatório do seu docente.


As críticas:

O Blog apurou essa semana, em conversa com representantes de Centros Acadêmicos (CA´s), críticas quanto ao atual formato de avaliação. Entre elas, está a impossibilidade de avaliar o docente com uma notação "0" (as questões são numeradas de 1 a 10) - o que implica portante, na obrigatoriedade de emissão de uma nota mínima. 

Outra crítica relaciona-se, segundo os alnos, à ineficiência e má elaboração das perguntas, que não contribuiriam para "dizer" ao sistema, as particularidades da avaliação de cada professor.

A crítica mais contundente refere-se ao peso da avaliação estudantil, que é de irrisórios 25% da Nota Final do Estágio Probatório do professor. Assim, segundo os alunos, a nota estudantil é decorativa.

Ressalta-se que de acordo com o resultado final da nota do probatório, poderá implicar na exoneração do professor.


A reunião para discutir a avaliação:


A Representação Discente no CONSUNI da UFT convidará vários CA´s na próxima semana, para uma visita ao Presidente da Comissão Própria de Avaliação, que é o órgão que gerencia a avaliação do probatório. 
A intenção é trazer ao responsável as críticas ao processo, no intuito de mudar o sistema de avaliação, tornando-a mais adequada e efetiva.

A Formulação da nota do Estágio Probatório:


A avaliação dos alunos, que ocorrerá durante 4 semestres letivos, corresponde à 25% da nota geral dada ao professor, no semestre correspondente à avaliação. Ou seja, a média de todas as notas parciais de cada acadêmico que avaliou aquele determinado professor equivale a 1/4 da nota total relativa ao semestre.
Os demais 75%, correspondem ao seguinte: 
  • 25%, da nota, é composta da avaliação dos pares do próprio professor, seus colegas de curso. Essa avaliação é feita antes ou depois de uma reunião do Colegiado. O Coordenador solicita que não haja representantes estudantis na sala em que haverá a captação da nota dos docentes;
  • 50% da nota, é composta da análise dos projetos de pesquisa e extensão do professor em probatório, assiduidade e responsabilidade, engajamento em demais projetos e eventos;
A composição da nota semestral parcial do professor

Como o Estágio Probatório, por lei, corresponde a 2 anos (4 semestres), o professor será submetido à avaliações durante todo esse processo. Sobre a soma das notas gerais parciais de cada semestre letivo, será aplicado a média aritmética.
 
Se o docente não "passar" no Estágio Probatório, será exonerado do Serviço Público Federal. Caso seja aprovado, adiquirirá estabilidade profissional.
A Nota Final poderá exonerar ou não o professor da disciplina

O órgão da UFT responsável pela administração das avaliações do Estágio Probatório Docente é a CAV - Comissão de Avaliação e Validação, vinculada à Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento, que por sua vez é ligada à Reitoria da universidade.

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários

Felipe Albuquerque disse...

A atual forma de avaliação do Probatório dos docentes é um FIASCO.

Mas que negócio é esse do peso estudantil ser de apenas, pífios 25%? Intrigante... Esses 50% de rendimento e responsabilidade do professor, quem é que media essa nota? A Coordenação do curso? A PROAP? Muito estranho.

Acredito que da atual forma de avaliação, nenhum professor que mereça, será exonerado.

Vale lembrar que há aquele perverso Corporativismo que destrui a universidade, que costuma ocorrer muito nos Colegiados e outros órgãos.

Winicyus Nolêto disse...

O pior é saber que professor, que pública e notoriamente não passaria na avaliação feita pelos alunos, tendo em vista a notícia de que em várias turmas foram dadas notas mínimas na sua avaliação de estágio probatório, chega ao final da avaliação com "9,5" na nota que se diz atribuída pelos alunos. Absurdo. Baixaria.

Vinícius eu disse...

"Panos quentes","só pra inglês ver",essa palhaçada pode ser chamada também de Estágio Probatório...
Sou membro do Conselho Diretor de Palmas(CUP/UFT). Por lá passam todas os resultados finais das Avaliações de Estágio Probatório.
Estou em quase todas as reuniões e sou testemunha de que:
SÃO RAROS OS CASOS DE PROFESSORES QUE ***NÃO*** TIRAM A NOTA MÁXIMA(25%)DA AVALIAÇÃO DOS PARES DOCENTES.
O CORPORATIVISMO É TÃO GRANDE QUE MUITOS PROFESSORES NEM OLHAM PARA O PAPEL SOMENTE MARCAM 10 EM TODOS OS ITENS...
NÃO OBSTANTE A ISSO ALGUNS ITENS QUE SÃO VOTADOS PELOS PROFESSORES NÃO CABEM A ELES AVALIAR.
POR EXEMPLO:ASSIDUIDADE
IMAGINEM UM PROFESSOR INDO TODOS OS DIAS DE SALA EM SALA VERIFICAR ISSO...]

TAMBÉM QUASE TODOS OS PROFESSORES TIRAM OS 50% DA NOTA REFERENTE A PESQUISA E EXTENSÃO: DAS DUAS UMA:
OU TEMOS OS MELHORES CIENTISTAS DO MUNDO AQUI NA UFT OU O SITEMA DE AVALIAÇÃO "DEIXA MUITO A DESEJAR"...
Vinícius Alves

Felipe Albuquerque disse...

Galera, o que sugiro é o seguinte: iniciarmos um movimento este mês, para cancelar toda a Avaliação do Estágio Probatório Docente no CONSUNI e refazê-la novamente, discutida com a comunidade. Acho que poderia implicar em prejuízos que não posso ao menos sondar, mas acredito que o resultado poderia ser mais proveitoso que a atual forma de avaliação.

O que vocês acham? Iniciar um processo para rever a forma de avaliação através do CONSUNI? Poderia dá-se através de um abaixo-assinado das lideranças estudantis de Centros Acadêmicos da UFT.

Felipe Albuquerque disse...

Vale lembrar que as regras para a captação da nota do Estágio Probatório nunca passaram pelo CONSEPE ou pelo CONSUNI, para serem discutidas - por isso, não tivemos oportunidade de opinar... Ou seja, passaram somente via PROAP/CAV (Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento/Comissão de Avaliação de Validação).

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT