Saiba como e onde acessar a Internet Wireless da UFT

quarta-feira, fevereiro 03, 2010 Por Felipe Albuquerque

Parte do espaço físico dos campi da UFT possui cobertura de Internet sem fio, padrão 802.11 b/g: o mais comum entre os notebooks e celulares atuais. Contudo, há blocos e áreas externas em que o sinal é deficiente e até mesmo, não há cobertura; gerando reclamações dos usuários à Direção do campus.

Acessar a internet wireless da universidade é simples: basta você criar o seu login no Portal do Aluno e obter seu email da UFT (ex: albuquerque@uft.edu.br). O seu nome de usuário e senha do email, serão utilizados na tela de acesso à rede wireless. Acompanhe nessa matéria, maiores informações sobre as redes disponíveis no campus de Palmas e um tutorial de acesso à internet sem fio.


As Redes:

UFTNet e UFTNet 2: Redes utilizadas pelo pessoal administrativo da UFT. Atualmente, tais redes estão praticamente extintas, sendo substituídas pela UFT Admin.

UFT Admin: Rede wireless recentemente implantada e utilizada pela corpo administrativo da instituição.

CUICA: Rede de acesso público disponível no Auditório do Centro Universitário Integrado de Cultura e Arte, o CUICA. Abrange até à fachada do auditório.

UFTAcad: A rede de acesso aos estudantes. É protegida por senha (login e senha do seu email da UFT). A cobertura abrange os blocos I, II, III, IV, A, B, C, Anfiteatro, E, F, G e Bloco BALA do Campus de Palmas e parte das cantinas.

Nós alunos, não temos acessos às redes UFTNet, UFTNet 2 e UFT Admin, apesar de facilmente encontrarmos estudantes que as utilizam. De alguma forma, obtem as senhas.



Acessando a UFTAcad: Passos


Como afirmei no início da matéria, é bem simples acessar a rede UFTAcad. Nesse tutorial, estou utilizando o Windows Seven, mas para outras versões desse Sistema Operacional ou mesmo o Linux, o procedimento é semelhante. Ah, não liguem para o meu papel de parede rsrs. É para descontrair =D .





1) ESCOLHA DA REDE: Escolha a rede UFTAcad entre as disponíveis.


Tela de escolha de rede

2) TELA DE ACESSO: Para conectar-se à rede, é necessário inicialmente, abrir uma página do seu navegador. A página inicial será a tela de acesso à rede, a qual você inserirá o seu nome de usuário e senha do seu email institucional, que são os mesmos dados do seu Portal do Aluno.


Página do navegador com a tela de acesso à rede


3) NÃO FECHE A PÁGINA DE CONEXÃO: Ao conectar-se, o rede manterá uma janela do seu navegador aberta, enquanto a conexão estiver ativa. Caso você feche-a, a conexão será encerrada.

A janela de status da conexão




Se você tiver algum problema de acesso, procure a Oficina de Informática do seu campus. Caso o problema seja de login e senha, você deverá procurar outro setor: a Secretaria Acadêmica. Alguma dúvida? Comente a matéria!

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT