O Trancamento Total de Matrícula - Orientações

sábado, fevereiro 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

O trancamento total da matrícula é o mecanismo que você pode utilizar no caso de estar impossibilitado de continuar a freqüentar a universidade por período determinado, para que não se desvincule do curso (jubilamento).

É permitido o trancamento da matrícula no curso de graduação pelo prazo máximo de dois semestres, independente se o seu curso é de 3, 4 ou 5 anos, sendo possível prorrogação por igual período mediante justificativa. Todavia, é proibido o trancamento total no semestre de ingresso ou reingresso nos cursos de graduação da UFT.

Para efetuar qualquer tipo de trancamento (de disciplinas ou curso), você deve preencher o formulário Requerimento no Setor de Protocolo do seu campus, observando o prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. Para o campus de Palmas, a opção a ser selecionada é a 20 (Trancamento de Matrícula).



Porque você quer trancar o curso?


Problemas financeiros:

Se você estiver atravessando problemas financeiros, a universidade possui diversos programas de Assistência Estudantil que te ajudará a manter-se na UFT, como: o Programa Bolsa Permanência, Bolsas de Iniciação Científica como o PIBIC e Programa Institucional de Monitoria.

É possível ainda concorrer a uma vaga na Casa do Estudante, oferecida através de Convênio com o Governo do Estado e a UFT. Não é difícil conseguir uma vaga.

Ainda, você poderá concorrer ao Auxílio Transporte da Prefeitura de Palmas, nos valores de R$ 15,00 a R$ 30,00 mensalmente, durante um ano.


Problemas pessoais:

Caso o seu problema seja de dificuldade de aprendizado, de ordem familiar, etc, você poderá visitar o setor de Assistência Pscicopedagógica do campus de Palmas, criado recentemente.

Procure sempre suas lideranças estudantis e os mantenha informados sobre sua situação na UFT. Também é função nossa contribuir para sua formação e permanência na universidade.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Unknown disse...

fui aprovado em concurso publico em outra localidade e nao ha possibilidade de tranferencia agora, preciso trancar o curso há data ja expirou?

Felipe Albuquerque disse...

Entre em contato com a Secretaria Acadêmica do seu campus e informe o caso. Abração

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT