Alunos dos cursos do REUNI da UFT reclamam de problemas

terça-feira, maio 11, 2010 Por Felipe Albuquerque

Na carona dos atuais problemas envolvendo os cursos do REUNI da UFT, principalmente no que tange aos atrasos e à paralização do processo licitatório dos futuros blocos laboratoriais, há outra adversidade que tem passado despercebida por muitos: a demora na posse de novos professores efetivos.


O Blog apurou reclamações de alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Nutrição, Enfermagem do Campus de Palmas e Logística, Coorperativismo e Turismo, do Campus de Araguaína.

O temor dos estudantes em começar o próximo semestre letivo com uma provável falta de docentes tem levado as lideranças estudantis a pressionarem as Coordenações de curso e até mesmo os Diretores de campi, em busca de uma solução, muitas vezes, impossibilitada devido à existência de prazos legais fixos relativos à realização de um concurso público. Prazos estes que norteiam o lançamento, avaliação de bancas, nomeação e posse dos servidores.



Os cursos do REUNI da UFT:

São 14 novos cursos de graduação, distribuídos entre os campi de Araguaína, Gurupi e Palmas, advindos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - o chamado REUNI. Na matéria abaixo conheça mais sobre o programa.




A questão dos Blocos Laboratoriais:

Os Laboratórios
Os cursos do REUNI estão ligados nos primeiros semestres através de um "Eixo Básico", o qual as disciplinas em comum entre as graduações são ministradas à estudantes dos dois cursos. Após esse período, cada curso dividir-se-á, especializando-se cada um de acordo com sua área e particularidade.

É justamente nesse momento, onde será importantíssimo que os estudantes recebam capacitação profissional  adequada nos laboratatórios específicos de sua graduação - esses os quais estão em pendengas jurídicas.

Será que os problemas atrasarão a efetivação dos novos blocos laboratoriais a ponto dos estudantes terem que receber aulas teóricas ao invés de aulas práticas, nos laboratórios especializados? LIDERANÇAS ESTUDANTIS, fiquem ligadas.

Blocos do REUNI
Não é raro ocorrerem verdadeiras "novelas" na UFT. Uma das mais clássicas da universidade, ocorre até hoje com o curso de Ciência da Computação. Devido a irresponsabilidade de "muitas mãos", desde 2007 o Laboratório de Redes não foi totalmente instalado e disponibilizado ao público. As disciplinas de Redes I e II, são ministradas em grande parte teoricamente, pela ausência do referido laboratório.



Para a UFT, não há problemas com o REUNI:

Em matéria publicada no site da instituição, no dia 23 de março de 2010, a análise da Pró-Reitora de Graduação quanto ao REUNI é a seguinte: "A avaliação é positiva. Foram discutidos tópicos relacionados tanto com a estrutura quanto com a parte pedagógica dos cursos do Reuni", disse a profa. Dr. Isabel Auler. 

Veja no link abaixo a matéria completa da reunião, que contou com a presença dos Pró-reitores de Graduação e Avaliação e Planejamento, coordenadores de cursos integrantes do Reuni, do Vice-Reitor, do Diretor do Campus de Palmas e representantes de outros setores relacionados com a administração e orçamento da UFT.


Blog Widget by LinkWithin

7 comentários

Hugo Deleon disse...

Realmente é essa a situação!

Winicyus Nolêto disse...

Os caros alunos do REUNI devem estar bem desinformados, pois foi realizado e já foram nomeados os professores do concurso 2010.2 e a universidade já conta com outro concurso de professores aberto, o 2010.3, com mais de 60 vagas, que deverá ser finalizado antes do ínicio do período eleitoral (3 de julho).
Ou seja, todos os concursos para professores estão sendo realizados o mais rápido possível.
Deve-se levar em conta que um concurso para professor, assim como os concursos em geral, demandam muito tempo desde sua autorização de realização até a autorização de nomeação e passando por todas as fases de avaliação. Mesmo assim a Universidade está realizando o seu 3º concurso para professores em menos de 6 meses neste ano.
Estamos numa universidade pública e não podemos atropelar a forma que a lei nos permite agir.

Winicyus Nolêto disse...

E acrescento: A partir da publicação da nomeação o candidato nomeado tem um prazo legal de 30 dias para tomar posse (e ele pode escolher o dia que quiser dentro desse prazo) e após ser empossado tem mais 15 dias para entrar em exercício. Ou seja, o candidato tem até 45 dias desde a posse até o início de suas atividades.

Felipe Albuquerque disse...

Falou e disse chefe WinicYus! Obrigado pelos comentários, que são esclarecedores.

Unknown disse...

Muito bom saber q vc se preocupa com os problemas do reuni Felipa mais nao de total verdade a sua avaliação sobre os problemas do reuni pelo memos nao pelo reuni saude o unico problema nossa refere-se aos professores q passaram no concurso e ainda nao tomaram posse!

Felipe Albuquerque disse...

Opa Keke! Estou atento mesmo à questão dos 12 cursos do REUNI da UFT! :D

Realmente, você está correta Keke. Na matéria, eu terminei generalizando para todos os cursos do REUNI, mas o problema em específico do concurso, refere-se aos 3 cursos do REUNI coligados de Araguaína, que são: Cooperativismo, Logística e Turismo, que são cursos de graduação tecnológica.

Inclusive o primeiro comentário (Hugo Deleon) é de um acadêmico de lá, que entrou em contato falando dos problemas.

Abraço Keke, e continue comentando as matérias!

Felipe Albuquerque disse...

Engenharia Civil e Elétrica tiveram problemas no começo do semestre, em que segundo meus cálculos, ficaram 4 a 5 semanas sem aula. Mas já foram resolvidos, pelo que soube.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT