UFT prepara boas-vindas para calouros indígenas

sexta-feira, março 05, 2010 Por Felipe Albuquerque

A UFT realiza, na próxima semana, uma programação especial de boas-vindas para os seus calouros indígenas. A ideia – uma iniciativa dos próprios alunos, em parceria com as diretorias de Ação Comunitária e de Cultura da Proex – é promover a interação entre os alunos indígenas e não-indígenas da universidade, além de apresentar aos calouros as características e o funcionamento da Universidade. Estão previstas ainda apresentações culturais focando a cultura de cada uma das etnias representadas pelos novos alunos.

De acordo com a diretora de Ação Comunitária, profa Maria  Guimarães, receber bem os calouros indígenas é importante para que eles se sintam mais à vontade a respeito de sua cultura dentro da Universidade. “Muitas vezes, por não conhecer bem o ambiente universitário, o recém-chegado se sente um pouco inibido em demonstrar as características culturais de sua etnia. Com esse evento, pretendemos que essa barreira seja rompida, tanto do lado dos indígenas, quanto do dos demais alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os costumes de seus colegas”.

O presidente da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins, Manoel Xerente, aluno da UFT, reforça essa idéia. “Nosso objetivo, além de explicar o dia-a-dia acadêmico aos nossos colegas recém-chegados, é incentivá-los a apresentar aos participantes um pouco dos costumes da tribo do qual ele veio – uma espécie de ‘trote cultural’. Ao sair da aldeia, o indígena muitas vezes não tem conhecimento do que vai encontrar em uma Universidade; a ideia é que, com essa programação, ele se sinta mais à vontade e mais preparado para viver essa nova realidade”.

As atividades estão programadas para a próxima sexta-feira (12), e terão início no auditório do Bloco III. Em seguida, os participantes irão para um local aberto, para conferir as atrações culturais.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT