Assembleia do Neab/UFT define ações para 2010

terça-feira, março 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

 
 
A construção de uma agenda de atividades para 2010 foi o foco de uma assembleia, no último sábado (27), de integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros dos campi de Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. A reunião foi na sala de reunião do Campus de Tocantinópolis.

 
 
Durante a reunião foram deliberadas questões como a participação do Núcleo no VI Congresso de Pesquisadores Negros (Copene), que de acordo com o convidado especial da assembleia, o professor angolano Francisco Patrício Esteves, do curso de ciências econômicas da UFT, “o Neab/UFT tem viabilizado oportunidades de participação e exposição de trabalhos e pesquisas em congressos como o Copene, visibilizando desta maneira as ações e a discussão em torno da questão afro-brasileira na UFT. Há alguns anos a participação do Tocantins em congressos como esse era mínimo, e nos últimos dois anos o Núcleo tem se articulado na organização de delegações para a participação e principalmente para a exposição de trabalhos”, diz Esteves.

Ele aponta ainda que o Tocantins nos últimos dois encontros tem tido a maior representatividade da região norte no COPENE. Segundo Esteves, o “NEAB/UFT sofre a falta de pessoas interessadas em compor o núcleo, principalmente de docentes. O Núcleo possui apenas três professores no campus de Porto Nacional, um em Palmas, um em Arraias e dois em Tocantinópolis”. Elogiou ainda o compus de Tocantinópolis que tem uma participação bastante ativa no NEAB/UFT, tanto de docentes quanto de discentes.

Cineclube - Durante o encerramento das atividades do NEAB/UFT houve a exibição e debate no Cineclube de Tocantinópolis com o Filme “Cry Freedom – Um Grito de Liberdade” em comemoração a Semana do Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março.

O filme relata os horrores do apartheid, e conta a historia do ativista negro sul-africano Stephen Biko, assim como a trajetória de seu amigo editor-chefe de um jornal Daniel Woods, que tenta desesperadamente sair da África do Sul e publicar a história de luta do amido Biko. O filme faz parte de uma sequência de filmes em torno da temática, exibidos e debatidos pelos participantes do Cineclube de Tocantinópolis e NEAB/Tocantinópolis.
 
 
FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT