Ministério da Educação e reitores relatam experiências com o SiSU

quarta-feira, março 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

Em reunião ocorrida na Sala de Atos do Ministério da Educação em Cultura (MEC), em Brasília, na tarde da última terça-feira (23), reitores de universidades federais que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o próprio MEC, relataram suas experiências com o novo sistema.



Soares Neto, Haddad, Maria Paula e Barbiero (e p/ d) durante reunião no MEC


Participaram da reunião o ministro Fernando Haddad; a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero - que também é reitor da UFT, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), Joaquim José Soares Neto.

Tanto o MEC quanto os reitores e o representante do Inep apresentaram suas impressões, experiências e reflexos quanto ao SiSU. O ministro ressaltou que o processo do SiSU foi rápido e ponderou que a troca de experiências é válida.


Visão geral da Sala de Atos do MEC, onde ocorreu a reunião

Já o presidente da Andifes, Alan Barbiero, frisou que o espaço foi importante para o diálogo e para articular melhor o Enem. A entidade deverá preparar um documento com a avaliação sobre o novo Enem e o Sisu para os próximos meses. De acordo com Barbiero, será uma avaliação “política, pedagógica e operacional”. (Com informações da Agência Brasil e Andifes)

 FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Felipe Albuquerque disse...

Eu queria era ver, quem aqui na Reitoria da UFT teria coragem de dizer que o ENEM, da forma atropelada que foi aprovado na universidade e imposto pela MEC e o falhíssimo sistema do SiSU, foi um erro...

Unknown disse...

Um sistema de Cadastro Unificado que se diz "Nacional" e que pretende garantir a possibilidade de concorrência aos alunos de todo o país em ambito nacional de forma justa e igualitária não pode deixá-lo preso a uma lista de espera de uma "única universidade", não pode deixar o aluno relegado a própria sorte, correndo o risco de perder sua vaga pra alguém que obteve uma classificação inferior que a sua.
Que senso de justiça e igualdade de concorrência é essa.
Espero que MEC reveja as regras do SISU, facilitando as coisas para o aluno que é o principal sujeito desse processo e não apenas em facilitar o gerenciamento do processo de classificação por ele e pelas universidades.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT