Articulações para Eleições de Diretores dos Campi da UFT estão avançadas

quarta-feira, março 24, 2010 Por Felipe Albuquerque


Apesar das eleições para Diretores dos 7 Campi da UFT ocorrerem apenas em meados de abril/maio de 2011, iniciaram-se há muito tempo as especulações e articulações de possíveis candidatos aos cargos. Em Palmas por exemplo, fala-se pelos corredores na possibilidade de haver pelo menos 4 candidatos à Direção - em 2007, foram apenas 2 concorrentes. O atual Diretor, prof. Dr. Aurélio Picanço, poderá candidatar-se novamente - é obrigatório ser professor com título de Doutorado.



O mandato do Diretor é de 4 anos, permitindo recondução por igual período. Tive a oportunidade de conversar hoje, com um provável candidato à Diretor do Campus de Palmas. É importante que nós alunos, eleitores natos, estejamos atentos às essas eleições e exijamos propostas viáveis e atitudes firmes das novas gestões. Afinal, 4 a 8 anos de um bom ou mal mandato, pode transformar a UFT no sonho ou no terror das futuras gerações de acadêmicos.



As eleições para Diretores de Campi:


O mandato dos Diretores de Campi vencerá no começo de 2011. O Diretor é uma figura político-administrativa imediantamente abaixo à Reitoria, e superior aos Coordenadores de curso, que gerencia o funcionamento dos campi. Seu mandato é 4 anos, permitindo recondução pelo mesmo período.

O CONSUNI deverá em breve, editar uma resolução que norteará as futuras eleições para Direção de campi. Segundo a Lei, Federal apenas professores com o título de Doutor podem concorrer.

A eleição de cargos públicos nas universidades Federais é complexa. Para Reitor, por exemplo, quem o elege é apenas o Presidente da República, escolhendo livremente entre 3 nomes indicados pelo Conselho Universitário (o primeiro da lista, é o mais votado). Para dar ares mais democráticos a essa eleição infeliz, os Conselhos Universitários realizam uma "Pesquisa Eleitoral" entre a comunidade universidade. A pesquisa não tem valor oficial, e aquele que for o mais votado nessa consulta, é posto como o primeiro da lista a ser enviado ao Presidente. Como o Conselho deve enviar obrigatoriamente 3 nomes, é enviado o segundo e o terceiro mais votado pelo Conselho Universitário. Caso haja apenas um concorrente à Reitor, o Conselho deve mesmo assim, indicar outros 2 nomes a comporem a lista. Dessa forma, o Presidente poderia inclusive escolher dentre nomes que nem mesmo concorreram ao pleito!!!

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário

Felipe Albuquerque disse...

As articulações estão avançadas, mas ainda não surgiram publicamente. Onde é que estão esses pré-candidatos, que ainda não apareceram? Não é caindo de para-quedas que se ganha uma eleição!

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT