Campanha de Pró-Reitorias, valoriza a Diversidade na UFT

sexta-feira, março 05, 2010 Por Felipe Albuquerque

Situada no centro do País, em um Estado onde se concentram pessoas de vários pontos da federação, a UFT tem como uma de suas marcas a diversidade de sua comunidade acadêmica. Jovens, idosos, homens, mulheres, negros, brancos, índios , brasileiros e estrangeiros – enfim, o grande caldeirão de etnias, ideias e culturas que é o Brasil está muito bem representado em nossa instituição.

E é com o objetivo de valorizar e celebrar essa característica que a UFT, por meio das Pró-Reitorias de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários e de Assuntos Estudantis, criou a campanha “Unidiversidade”. Com o mote “Todos estão aqui na UFT”, a iniciativa visa promover a convivência e a interação entre todos esses grupos - fortalecendo, a partir dessa troca de experiências, o respeito às diferenças e a efervescência de ideias dentro da Instituição. Para tanto, serão realizados no ano, eventos culturais, educacionais e esportivos.

“Nossa Universidade é privilegiada neste sentido”, explica a pró-reitora de Extensão, Marluce Zacariotti, que explica que, geralmente, as IFES são vistas como centros de educação para a elite. Segundo ela, na UFT, essa situação não se apresenta. “Mais de 60% de nossos alunos são oriundos do ensino público, e mais de 60% se declaram negros ou pardos. Temos os alunos da terceira idade da UMA, um movimento GLBTT atuante, uma comunidade indígena integrada, alunos de todo o país e também de outros países”.

Marluce ressalta que, ao concentrar esses diferentes grupos, a UFT cumpre uma função social importante, que é a de levar a educação superior a todos, sem distinção. “Exatamente por isso, promover a valorização e aproveitar essa diversidade é de fundamental importância para que continuemos a desenvolver este trabalho da melhor maneira possível."

Divulgação – Para promover a campanha, as duas pró-reitoras estão percorrendo todos os campi da Universidade, apresentando a ideia para técnicos, professores e alunos – principalmente os calouros. “A Proest apresenta sempre uma programação de boas-vindas aos novos estudantes e, este ano, a importância de apresentar a eles a questão da diversidade dentro da UFT foi uma preocupação que surgiu logo no começo do planejamento”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Valéria Momenté. “Por isso, além da habitual conscientização a respeito do trote violento, nós nos unimos à Proex nesta iniciativa, e continuaremos nessa parceria durante todo o ano, nas atividades da campanha”.

Neste primeiro momento de visita aos campi, foram palestras de pré-lançamento da campanha, tendo como tema a Diversidade e ministradas por professores da própria UFT. O lançamento oficial da campanha está previsto para o dia 9, durante a aula inaugural que será realizada no Campus de Palmas.
FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT