Reunião com Prefeita discute problemas do Campus de Porto Nacional

quarta-feira, março 31, 2010 Por Felipe Albuquerque


Uma audiência com a Prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins, aconteceu hoje, 31 de março, para discutir questões relativas ao Campus da UFT de Porto Nacional. A reunião contou com a presença do Reitor da UFT Alan Barbiero, Diretor do Campus de Porto Nacional Marcio Galdino, Presidente do CA de História Daniel Freitas e o Presidente do Diretório Acadêmico Aloísio Lima.

Dentre os assuntos discutidos, estavam questões sobre o transporte, iluminação e limpeza de áreas próximas ao Campus.

A UFT propôs a celebração de um convenio com a Prefeitura, para que alunos do Campus possam fazer estágios nas escolas da rede municipal de ensino.

Foi feito um convite para que a Prefeitura divulgasse para os funcionários do Município os cursos de pós-graduação ofertados pela UFT, tais como a Pós Graduação em Gestão Pública, onde estão sendo disponíveis 40 vagas para a cidade de Porto Nacional

Os temas mais importantes que foram discutidos são referente às dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica, tais como falta de iluminação, asfalto, transporte coletivo, sinalização do campus e muito mato nas quadras próximas ao Campus.

A Prefeita Municipal disse que irá providenciar em caráter de urgência a limpeza do mato nas quadras próximas ao Campus e a instalação de placas de sinalização da existência do Campus.

A iluminação será revisada nos postes que estão com lâmpadas queimadas e se buscara recursos junto ao Governo Estadual para que sejam instalados postes nos locais onde ainda não possui. Nas ruas onde não existe asfalto, segundo a Prefeita, já existe projeto para o asfaltamento.

Quanto ao transporte coletivo, segundo a Prefeita, o que impede de termos um transporte coletivo na cidade é o fato de nenhuma empresa se interessar em explorar esse serviço na cidade. A Prefeitura procurou empresas e disponibilizou incentivos fiscais e também um subsidio financeiro dado pela Prefeitura no valor de R$ 3.000,00 para a empresa. Mesmo assim não encontrou empresas interessadas em colocar coletivos na cidade. A Prefeita lembrou que no ano passado, uma empresa de transporte coletivo vinda de Paraíso do Tocantins, trabalhou durante quatro meses na cidade e não conseguiu manter os ônibus na cidade.

Segundo a Prefeita, a queda de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) está prejudicando o orçamento do Município o que impede que a Prefeitura de entrar com subsídios maiores. Mesmo assim, a Prefeitura está estudando uma forma de conseguir uma solução para o problema.

Atualmente a Prefeitura Municipal paga o valor de R$ 3.000,00 (Três Mil Reais), correspondente a metade do valor pago pelos estudantes à empresa que faz o transporte dos alunos do Campus. O Reitor da UFT também se comprometeu a buscar uma forma de ajudar o Diretório Acadêmico a arrecadar o valor que é de responsabilidade dos alunos. Visto que existe dificuldade para conseguir arrecadar o valor devido junto aos usuários do transporte.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT