Reunião com Prefeita discute problemas do Campus de Porto Nacional
Uma audiência com a Prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins, aconteceu hoje, 31 de março, para discutir questões relativas ao Campus da UFT de Porto Nacional. A reunião contou com a presença do Reitor da UFT Alan Barbiero, Diretor do Campus de Porto Nacional Marcio Galdino, Presidente do CA de História Daniel Freitas e o Presidente do Diretório Acadêmico Aloísio Lima.
Dentre os assuntos discutidos, estavam questões sobre o transporte, iluminação e limpeza de áreas próximas ao Campus.

Os temas mais importantes que foram discutidos são referente às dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica, tais como falta de iluminação, asfalto, transporte coletivo, sinalização do campus e muito mato nas quadras próximas ao Campus.
A Prefeita Municipal disse que irá providenciar em caráter de urgência a limpeza do mato nas quadras próximas ao Campus e a instalação de placas de sinalização da existência do Campus.
A iluminação será revisada nos postes que estão com lâmpadas queimadas e se buscara recursos junto ao Governo Estadual para que sejam instalados postes nos locais onde ainda não possui. Nas ruas onde não existe asfalto, segundo a Prefeita, já existe projeto para o asfaltamento.
Quanto ao transporte coletivo, segundo a Prefeita, o que impede de termos um transporte coletivo na cidade é o fato de nenhuma empresa se interessar em explorar esse serviço na cidade. A Prefeitura procurou empresas e disponibilizou incentivos fiscais e também um subsidio financeiro dado pela Prefeitura no valor de R$ 3.000,00 para a empresa. Mesmo assim não encontrou empresas interessadas em colocar coletivos na cidade. A Prefeita lembrou que no ano passado, uma empresa de transporte coletivo vinda de Paraíso do Tocantins, trabalhou durante quatro meses na cidade e não conseguiu manter os ônibus na cidade.
Segundo a Prefeita, a queda de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) está prejudicando o orçamento do Município o que impede que a Prefeitura de entrar com subsídios maiores. Mesmo assim, a Prefeitura está estudando uma forma de conseguir uma solução para o problema.
Atualmente a Prefeitura Municipal paga o valor de R$ 3.000,00 (Três Mil Reais), correspondente a metade do valor pago pelos estudantes à empresa que faz o transporte dos alunos do Campus. O Reitor da UFT também se comprometeu a buscar uma forma de ajudar o Diretório Acadêmico a arrecadar o valor que é de responsabilidade dos alunos. Visto que existe dificuldade para conseguir arrecadar o valor devido junto aos usuários do transporte.

Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT