1ª Semana de Educação e Artes Digitais discute novas tecnologias em Palmas

quinta-feira, março 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

 A ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, em parceria com o Instituto Vivo, promovem em Palmas (TO), de 5 a 9 de abril, a 1ª Semana de Educação e Artes Digitais. O evento irá reunir pesquisadores, artistas e educadores responsáveis por projetos inovadores desenvolvidos em todas as partes do país. A iniciativa tem como objetivo debater os novos limites da arte e da educação diante da revolução tecnológica digital e da sociedade em rede. O evento será realizado na Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia, das 19h às 22h, com entrada franca.




Durante os cinco dias de programação serão realizadas oficinas, painéis e performances artísticas. Integrado ao evento também irá ocorrer o circuito Vivo Arte.Mov, com painéis e mostras dedicadas a arte em mídias locativas. Para Aluísio Cavalcante, presidente da ONG Casa da Árvore, “a programação pretende estimular as discussões sobre o processo educativo e da arte digital, seja para formulação de políticas públicas ou para a promoção de uma cultura de cidadania e livre acesso ao conhecimento. Além disso, o esforço coletivo tem como objetivo estimular a criação de mais espaços para experimentações digitais no Estado do Tocantins”.


Durante o evento, a ONG irá anunciar novos projetos para 2010. Além disso, apresentará o “Circuito Telinha na Escola”, que irá percorrer nove Estados do país ao longo do ano, utilizando os recursos conquistados pelo prêmio Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Petrobrás e a Unesco. O circuito é uma extensão do projeto “Telinha na Escola”, desenvolvido desde agosto do ano passado em Rondônia, em parceria com o Instituto Vivo e a Secretaria de Estado de Educação e tem como objetivo incentivar o uso de novas tecnologias em sala de aula.


Programação

A programação da 1ª. Semana de Educação e Artes Digitais irá contar com sete painéis, os quais educadores e artistas reconhecidos nacional e internacionalmente irão apresentar seus projetos e debater as suas implicações junto ao público.

Para educadores e estudantes da área de educação, a Semana reservou os painéis “O celular como ferramenta cultural e pedagógica”, realizado pelo coordenador do projeto Minha Vida Móbile, Wagner Merije (SP); e “A Construção do Olhar”, realizado pela educadora Mônica Bezerra (RJ), vencedora do Prêmio Vitor Civita pelo projeto que uniu tecnologia e criatividade na produção de curta metragens, tendo como cenário a cidade e a escola do passado.

Ainda voltado para processos inovadores em educação serão realizados os painéis ”Tecnologia em Educação”, de responsabilidade da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins; “Telinha de Cinema – a modernização da educação”, realizado pela educadora Leila Dias (TO); e “Rede Vivo de Educação”, conduzido pelo educador e agente de responsabilidade sócio-ambiental do Instituto Vivo, Luis Fernando Guggenberger, que vai tratar sobre uma nova plataforma de interação digital criada para promover discussão e realização de projetos em conjunto, focados nas novas formas de educação dentro da sociedade em rede.

Para os artistas e interessados nas possibilidades de criação a partir de recursos digitais, a Semana dedicou os painéis, “Diálogos Ciniclubistas”, realizado pelo coordenador de rede do programa Cine Mais Cultura/MIC, Rodrigo Bouillet (RJ); e “Desenvolvimento de Shaders, Efeitos e Materiais Realtime com Blender Game Engine”, conduzido pelo Coordenador do setor de Informática e Inclusão Digital da ONG Trama Ecológica, Vitor Balbio (RJ).

Os participantes também poderão se envolver em oficinas práticas de experimentações multimídias, distribuídas em três atividades. São elas a “Oficina de Animação com Blender 3D”, realizada pelo designer e coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Jogos e Animações com Softwares Livres, Erick Henrique (TO); “Processamento Digital de Som e Imagem em Tempo Real”, realizada pelo Músico e mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, Jarbas Jácome (PE) e “Jornalismo na Web 2.0”, realizada pelo designer multimídia e criador do primeiro videoblog da América Latina, Nacho Duran (SP).

A participação nos painéis é gratuita. Já para as oficinas, os interessados devem se inscrever previamente pelos email´s jornalismoweb2.0@gmail.com, anima.blender.3d@gmail.com e processamento.tempo.real@gmail.com, ao custo de R$10.

Mostras e Instalações Interativas

O público da 1ª Semana de Educação e Artes Digitais vai poder conferir também três instalações artísticas interativas e duas mostras de vídeos digitais.

A primeira é a “Mostra Teen”, que será exibida em um cinema montado ao ar livre e reunirá obras produzidas em projetos sociais de audiovisual de todo o Brasil e selecionadas pelos jovens realizadores do projeto Telinha de Cinema (TO), desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em parceria com o Instituto Vivo.

A segunda é a mostra “Melhor do Chico”, seleção que reúne vídeos premiados e os destaques do Chico – Festival de Cinema e Vídeo de Palmas, nas suas oito edições já realizadas.

O espaço audiovisual será divido com a Mostra Arte.Mov, que reunirá obras premiadas que foram destaque nas quatro edições do Vivo Arte.Mov – Festival Internacional de Mídias Móveis, realizado em Belo Horizonte.

Três instalações artísticas comporão o ambiente durante o evento. A “Telinha Cotidiana”, é uma realização do artista plástico Marco Túlio, a partir de vídeos de bolso produzidos por jovens do projeto Telinha de Cinema. Ela recria ambientes do cotidiano com o intuito de provocar uma reflexão sobre as novas formas de consumo audiovisual.

Já o “Crepúsculo dos Ídolos”, do artista Jarbas Jácome, cria um ambiente com três TVs ligadas em um canal de TV aberta, onde o público interfere na imagem em tempo real a partir de ações sonoras.

No mesmo espaço o público poderá interagir com o projeto “Invisíveis”, do artista multimídia Bruno Viana (RJ). A instalação propõe um deslocamento a partir do Invisíveis originais, que falava sobre a história do Parque Municipal de Belo Horizonte, a partir dos seus frequentadores mais anônimos. O projeto parte dos conceitos de portabilidade e realidade aumentada, para proporcionar um passeio exploratório no parque, uma expedição em busca de personagens imaginários intimamente ligados àquele espaço.

Circuito Vivo arte.mov

A mostra realizada pelo Circuito arte.mov reúne as mais representativas obras audiovisuais exibidas neste que é o principal festival dedicado a mídias móveis do Brasil e um dos mais respeitados internacionalmente. Realizado em Belo Horizonte – MG há quatro anos o Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis recebe de todo o país, micrometragens criados com câmeras de pequeno porte ou pensados no contexto de uma cultura em que os aparelhos portáteis e as formas de difusão online ou em dispositivos móveis criam um circuito próprio.

As Mostras Competitivas deste Festival revelam também uma diversidade de formatos, que vão do abstrato ao narrativo, passando por vídeos com ênfase na plástica, no humor, na montagem ou em recursos de pós-produção. No conjunto, indicam uma constância da produção para mídias móveis, que parece atingir um patamar próprio e consolidar alguns contornos.

O Vivo arte.mov afirma desde sua criação a vocação em priorizar a utilização consciente das mídias móveis para fins de construção de experiências de compartilhamento de conhecimento, acesso à informação, criatividade e arte. Ao longo de suas edições esta iniciativa investiu em projetos que possibilitem ampla participação de criadores, pesquisadores e interessados de todas as regiões no país; fomentando assim uma comunidade ativa e protagonista no desenvolvimento das questões relativas à cultura da mobilidade.

O Circuito Vivo arte.mov traz ainda para a Semana, os artistas e pesquisadores Rodrigo Minelli e Bruno Vianna, responsáveis pelos painéis “Apropriação artística das mídias móveis” e “Descrenças suspensas, arquiteturas fixas: a cidade como meio para ficções flutuantes”, respectivamente.

Recicle seu Celular
Durante toda a semana, a Vivo irá recolher baterias, celulares e acessórios por meio do projeto Recicle seu Celular. Haverá urna no local e clientes de qualquer operadora poderão fazer o descarte correto de equipamentos. O programa possui 3400 pontos de coleta em todo o país e já recolheu mais de 900 mil aparelhos, encaminhando para reciclagem ou venda dos produtos para outros mercados fora da América Latina, cuja renda é revertida para o Instituto Ipê. Um aparelho celular tem vida útil de cerca de 18 meses e 80% dos seus componentes pode ser reciclado retornando ao mercado para a produção de outros produtos.


Serviço:
1ª Semana de Educação e Artes Digitais

Data: 05 a 09 de abril

Local: Fundação Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Av. Teotônio Segurado, 402 Sul, Área Verde

Horário: 19h às 22h

Entrada franca

Realização : ONG Casa da Árvore Projetos Sociais

Co-realização: Circuito Vivo Arte.Mov

Patrocínio: Instituto Vivo

Apoio: Fundação Cultural do Tocantins, Fundação Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Palmas, Agência Municipal de Meio Ambiente, Ulbra, Unitins, Secretaria Estadual de Educação.

Informações à Imprensa:

Casa da Árvore Projetos Sociais – Aluísio Cavalcante (63) 9996-1431 / (11) 7317-4668 zucavalcante@gmail.com

Vivo- Ass. Comunicação Institucional Centro-Oeste- Andréia Cardoso- (62) 9959-9010/ 9977-1769 andreia.cardoso@vivo.com.br

AVISO DE PAUTA
LANÇAMENTO DA “1ª. SEMANA DE EDUCAÇÃO E ARTES DIGITAIS”
DATA: 23 DE MARÇO
HORÁRIO: 9H30
LOCAL: UFT – AUDITÓRIO DO BLOCO 4

INFORMAÇÃO

Palmas sedia entre os dias 5 a 9 de abril a 1ª. Semana de Educação e Artes Digitais, que reunirá pesquisadores, artistas e educadores responsáveis por projetos inovadores desenvolvidos em todas as partes do país. Realizado pela Casa da Árvore Projetos Sociais, em parceria com o Instituto Vivo, o evento é fruto de esforço coletivo dedicado a alargar experiências, trazendo ao cerco os novos limites da arte e a educação, configurados a partir da revolução tecnológica digital e da sociedade de rede. A Semana de Educação e Artes Digitais acontece de maneira integrada com o Circuito Vivo Arte.Mov, que vai oferecer painéis e mostras dedicadas a arte em mídias locativas.

Durante os cinco dias de programação, o evento, que nasceu como parte de uma estratégia da Casa da Árvore Projetos Sociais de conectar diversas pessoas envolvidas ou interessadas no assunto, propõe a promover um “letramento digital” à diversos segmentos sociais desta que é a mais jovem capital brasileira.

As oficinas, painéis, instalações e performances artísticas realizadas durante a Semana, são responsáveis por estimular às discussões sobre as demandas, especificidades e transversalidades do processo educativo e da arte digital, seja para formulações de políticas públicas ou mesmo para promoção de uma cultura de cidadania e livre acesso ao conhecimento. Ao mesmo tempo este esforço coletivo tem o objetivo de estimular a criação de mais espaços para experimentações digitais no estado do Tocantins.

Realização : Casa da Árvore Projetos Sociais

Co-realização: Circuito Vivo Arte.Mov

Patrocínio: Instituto Vivo

Apoio: Fundação Cultural do Tocantins, Fundação Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Palmas, Agência Municipal de Meio Ambiente, Trully Sistems, GEDJA, Restaurante Cabana do Lago, Hotel Casa Grande, Laboratório Ulbra

Assessoria de Imprensa

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT