Problemas? Saber onde Reclamar ou Solicitar pode ser o diferencial para resolvê-los!
Saber onde reclamar e solicitar, potencializa a chance de uma possível resolução dos seus problemas junto à UFT. É necessário buscar apoio no local certo e às autoridades competentes. Se o problema é um bebedouro quebrado, não será ao Reitor quem você deveria informar. Se é falta de livros na biblioteca, não será à Pró-Reitora de Graduação a quem você reclamará. Se é a falta de um Restaurante Universitário, a melhor autoridade para você solicitar esse empreendimento não seria ao seu Coordenador de curso.
Veja nessa matéria os problemas mais comuns enfrentados por nós alunos e os locais e formas mais eficazes para que eles sejam resolvidos. Você pode ter suas lideranças estudantis como mediadoras de suas solicitações, o que expressamente sugiro, pois há principalmente alguns Coordenadores de curso, por exemplo, que só atendem demandas estudantis intermediadas pelo Centro Acadêmico.
Formas possíveis de contato:
Existem pelo menos 3 formas de reclamar ou solicitar, no que se refere à UFT. Independente da forma que você escolher, sempre informe suas lideranças estudantis para que eles possam contribuir também com o seu pedido/reclamação. Dependendo do que você levar adiante, esses temas poderão ser apreciados nos Conselhos da Universidade, onde somos representados por essas lideranças. Veja abaixo as formas disponíveis:
- INFORMALMENTE: Ou seja, pessoalmente ou por telefone com a autoridade ou o setor da UFT. Essa forma é a menos aconselhada, pois você não terá provas de que entrou em contato. Mas há casos no entanto, como problemas no Portal do Aluno, que é melhor ir pessoalmente reclamar.
- VIA OFÍCIO: É uma forma mais eficiente de comunicação, visto que provoca a autoridade ou o setor, a emitir uma resposta oficial ao seu pedido, que pode ser utilizado posteriormente como documento. Mesmo você, sem fazer parte de uma liderança estudantil, pode expedir ofícios, mas é aconselhável que você os faça por meio de seu Centro Acadêmico ou demais lideranças. O ofício deve ser o mais formal possível!
- VIA EMAIL: Semelhante ao ofício, mas com menos formalidades. Atualmente, as comunicações via ofício estão sendo substituídas pela praticidade do Correio Eletrônico.
Qual o seu problema?
PORTAL DO ALUNO: Recorra à Secretaria Acadêmica do seu campus, de preferência, pessoalmente. Caso não se resolva por lá, recorra ao seu Coordenador de curso para ajudá-lo nas suas demandas.
MATRÍCULAS, PRÉ-MATRÍCULAS, AJUSTE DE MATRÍCULAS: Na Secretaria Acadêmica do seu campus. Se os problemas persistirem, procure o seu Coordenador de curso e os representantes estudantis.
NEGAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS: Recorra do indeferimento de aproveitamento de disciplina pelo professor no Colegiado do curso, através de processo fundamentado no Protocolo do seu campus. Se você perder nessa instância, recorra às demais.
BEBEDOUROS QUEBRADOS, FALTA DE TOMADAS, INFILTRAÇÕES, DETERIORIZAÇÕES, FALTA DE MATERIAIS E PROBLEMAS FÍSICOS DIVERSOS NO CAMPUS: Procure a Coordenação Administrativa do seu campus, via email. Se eles não resolverem, comunique a Direção do campus.
COMPUTADORES DEFEITUOSOS, INTERNET CABEADA E SEM FIO INDISPONÍVEIS: Procure a Oficina de Informática do seu campus (ou a Direção do campus). Se o problema não for lá, procure a Diretoria de Tecnologia da Informação.
ATRASOS E FALTA DE PROFESSORES, MAL TRATAMENTO COM O ALUNO E DEMAIS ASPECTOS DO RELACIONAMENTO DISCENTE/DOCENTE: Procure primeiramente a Coordenação do curso. Esse é um caso delicado, que poderá inclusive dar margem a Processos Administrativos ou denúncias no Ministério Público Federal. Para evitar retaliações, evite expor informações sobre você.
FALTA DE ESTRUTURAS NOS CAMPI, COMO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, ETC: Procure o Diretor do campus ou a Reitoria. Para construções é preciso ainda uma forte pressão por parte do Movimento Estudantil e uma articulação pesada dos estudantes nos Conselhos Diretores, instâncias que deliberam sobre alocação de recursos para obras de infraestrutura.
O seu problema não foi descrito aqui? Comente esta matéria para que possamos melhorá-la, estendendo-a!
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