Representante Discente cobra liberação de vagas do REUNI no Extravestibular da UFT

quarta-feira, julho 21, 2010 Por Felipe Albuquerque

Nesta quarta-feira, o Representante Discente no CONSUNI, Felipe Albuquerque,  protocolou ofício no Gabinete do Reitor, solicitando a regulamentação do Extravestibular para os cursos do REUNI e a abertura de vagas para Transferência Interna e Externa para os cursos nessa modalidade.

No documento (veja-o no final da matéria), solicita-se ao Reitor e Presidente do CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), prof. Dr. Alan Barbiero, que uma das pautas prioritárias para o segundo semestre deste Conselho, seja  a discussão de como se dará a forma de transferência entre os cursos do REUNI e de cursos não pertencentes ao REUNI, mas que são ligados por áreas afins.

Já é a segunda vez é cobrado pressa à Reitoria, no tratamento do tema. No final de maio, o Reitor e a Pró-Reitoria de Graduações foram questionadas na reunião do CONSUNI, sobre a abertura de vagas para os cursos do REUNI nos próximos Extravestibulares.

Apesar do Blog não ter informações de quantas vagas estariam "guardadas" pela PROGRAD, acredita-se que há muitas, advindas de desistências. 

No último semestre, devido o calendário apertado do ENEM, parte das vagas dos cursos do REUNI não foram totalmente preenchidas -  o que abre margem para serem disponibilizadas em um Extravestibular.

Por dois semestres (2010/1 e 2010/2), não foram abertas vagas para Transferência Interna e Externa  nas quais os cursos do REUNI estivessem na seleção. Alunos procuraram o Blog diversas vezes para reclamarem desse fato.


Há uma tendência natural de interesse de migração de alunos de Engenharia Elétrica para Engenharia Civil, Ciência da Computação para Engenharia Elétrica, Nutrição para Enfermagem, Enfermagem para Medicina, entre outros.


A explicação da PROGRAD:

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, só serão disponibilizados vagas do REUNI no Extravestibular, quando a migração  para essa modalidade de curso for regulamentada no CONSEPE. A previsão é de ocorrer abertura de vagas apenas para o primeiro semestre de 2011.

A Pró-Reitora afirmou que poderá ser estipulado uma "prioridade" de transfência entre cursos afins do REUNI, devido à afinidade entre as graduações, visto que dividem um período em comum, chamado Eixo Básico. Ou seja, haveria prioridade de migração de candidatos alunos de Nutrição para o curso Enfermagem (e vice-versa), do que de Medicina (não pertence ao REUNI) para Enfermagem, por exemplo.

Caso isso configure-se como norma de prioridade de transferência, poderá abrir sérios problemas com a comunidade acadêmica, sobretudo de estudantes não vinculados ao REUN que desejam transferir-se para algum curso vinculado à essa modalidade.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT