I Workshop Inovação Tecnológica - Desafios e Oportunidades para o Estado do Tocantins

quarta-feira, julho 21, 2010 Por Felipe Albuquerque


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins promoverão no dias 11, 12 e 13 de agosto de 2010 o I Workshop de Inovação Tecnológica: Desafios e Oportunidades para o Estado do Tocantins - I INOVATEC - IFTO.  


O Evento tem por objetivo oportunizar o debate sobre o cenário nacional no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, as oportunidades criadas pela lei de incentivo à inovação, o papel da ciência enquanto geradora de desenvolvimento econômico e social, além da prática de parcerias entre empresas e universidades, além de fomentar debates e discussões sobre o assunto entre a comunidade acadêmica de Instituições de Ensino Superior, empresários bem como profissionais das áreas de inovação tecnológica, empreendedorismo e propriedade intelectual.

O público alvo envolvido será composto pela comunidade acadêmica, sociedade e empresas, sendo estimado um número de cerca de 300 participantes nas palestras previstas na programação.

Em 2009 o Instituto Federal Tocantins se consolidou mediante a integração dos campi das escolas técnicas e agrotécnica, de Palmas, Paraíso do Tocantins, Araguaína e Araguatins e dos novos campi de Gurupi e Porto Nacional (em construção). A reitoria do Instituto Federal de Tocantins (IFTO) está localizada na capital Palmas. Dentre as missões dos Institutos Federais está o desenvolvimento e consolidação da pesquisa aplicada, respondendo às necessidades regionais e gerando novas tecnologias. 


O IFTO é uma instituição de educação pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino, possuindo atualmente 26 cursos técnicos, alguns deles integrados com o ensino médio, 12 cursos superiores dentre estes graduação e tecnologia.

A realização do workshop objetiva equalizar os conhecimentos sobre ciência, tecnologia, inovação, política pública e marco legal, o qual foi idealizado para propiciar uma ampla discussão sobre inovação tecnológica como uma ferramenta essencial para impulsionar a competitividade da sociedade empresarial brasileira na conquista pelo mercado global. 

O evento busca, aproximar as comunidades acadêmica, empresarial e agências de fomento de desenvolvimento cientifico e tecnológico, com o intuito de disseminar conhecimentos e experiências na área de inovação tecnológica em sintonia com as políticas publicas.


Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT