Conselho Universitário da UFT discute adesão ao Novo ENEM para 2011
As calorosas discussões quanto à adesão do ENEM pela UFT, ocorridas tanto no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) como no Conselho Universitário (CONSUNI) em 2009, poderão retornar a partir desta próxima quarta-feira.
Um dos itens em pauta na convocatória da reunião do CONSUNI que ocorrerá no dia 04 de Agosto, informa: "Participação da UFT no Exame Nacional do Ensino Médio para 2011." Mas se a UFT já utilizou o ENEM para este ano, porque o CONSUNI rediscutirá o tema?
Tal fato dá-se devido à uma decisão do próprio Conselho Universitário, tomada no dia em que aderiu ao ENEM, em apenas utilizar esse novo proceso seletivo como "teste", para o ano de 2010.
Em outras, palavras, a adesão foi provisória. Deixou portanto, para 2011 a tarefa do Conselho pronunciar-se novamente pela manutenção ou rejeição da proposta.
Caso o CONSUNI delibere novamente pela continuação do uso do ENEM como processo seletivo aos cursos de graduação da UFT, o Conselho deverá ainda, definir o percentual das vagas disponibilzadas, em relação ao Vestibular tradicional.
Atualmente, o estudante que optar pelo ENEM na UFT, concorrerá com 25% das vagas totais oferecidadas pela instituição (o vestibular fica com 75%, dentre os quais, há a conta indígena). O único curso que não é possível concorrer através do ENEM, devido a existência de provas de Habilidades Específicas, é a graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Observação: Na adesão "teste" ao ENEM pela UFT, coube ao CONSEPE definir o percentual de vagas para concorrência à esse novo processo seletivo. Já a competência do CONSUNI foi de autorizar a adesão à este percentual definido no CONSEPE.
A proposta da Reitoria?
Acredito que a proposta da Reitoria da UFT seja de manter a atual divisão de vagas ENEM/Vestibular em 25%/75% respectivamente, visto que a Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores ter enviado aos conselheiros uma proposta de resolução fixando esses valores. Baixe-a a seguir:
PROGRAD analisa o SiSU/ENEM como forma de entrada na UFT:
Na reunião do CONSUNI do dia 02 de Junho, a Pró-Reitora de Graduação da UFT, profa. Dra. Isabel Auler, fez
uma explanação rica em detalhes estatísticos,
intitulada: "O Novo ENEM (SiSU) como forma de ingresso na Universidade Federal do Tocantins 2010/1".
Em cada etapa do ENEM, foi possível verificar a quantidade de candidatos de cada estado da federação que se inscreveram nas vagas, o Ponto de Corte das 3 etapas do ENEM versus ao do Vestibular da UFT.
Na primeira etapa por exemplo, a maioria das vagas foram ocupadas por residentes no Tocantins (35%).
Na segunda e terceira etapa respectivamente, o percentual de
tocantinenses ocupantes das vagas chegou à 39% e 44%. Na lista de
espera, chegou-se ao teto de 51% de estudantes declarados residentes no
Tocantins. Baixe a apresentação completa abaixo:
Os estudantes manifestaram-se contra o Novo ENEM em 2009:
No Congresso dos Estudantes da UFT (CONEUFT) em 2009, realizado pelo Diretório Central dos Estudantes, os acadêmicos deliberaram por ampla maioria, pela total rejeição à adesão ao Novo ENEM. O CONEUFT reúue estudantes de todos os cursos e campi da universidade.
Protesto estudantil contra o ENEM na UFC |
A preocupação dos alunos era de que estudantes do Sul e Sudeste, com educação de maior qualidade que a da nossa região conseguissem maior número de vagas que os tocantinenses.
O maior desejo da classe estudantil era aguardar o resultado da adesão ao ENEM por outras universidades federais, para somente depois discutir a temática na UFT. Em suma: os estudantes queriam mais tempo para debater a questão.
O Representante Discente no CONSUNI, Felipe Albuquerque, obdecendo a determinação do CONEUFT, no momento da discussão e aprovação à adesão ao ENEM, foi o único voto contrário à decisão (houve apenas uma abstenção, de um representante docente), fato que repercutiu-se na imprensa do estado o seguinte dizer: "os Estudantes da UFT são contra adesão ao ENEM."
Qual decisão devemos tomar agora?
A UFT vai rediscutir a adesão ao REUNI. Desta vez, qual será a nossa decisão?
Devemos emitir voto contrário ao ENEM na UFT, obdecendo a decisão do CONEUFT, já que esta não foi revogada ainda? Se formos favoráveis, devemos lutar para que se mantenha o percentual de 25%? Ou exigir um percentual menor ou maior nas disponíveis para o ENEM?
Gostaria de pedí-lo para comentar esta matéria ou enviar emails com sua opnião sobre o tema. Caso encontre-me nos corredores, comente comigo e informe-me sua opnião. Ela é importantíssima para nortear o nosso voto no CONSUNI.
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT