UFT abre processo de desocupação das atuais cantinas do Campus de Palmas
Imagem de uma das cantinas atuais |
A UFT, por meio da Coordenação de Contratos, vinculada à Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD), notificou no dia 09 de Julho, os proprietários das cantinas e lanchonetes atuais do Campus de Palmas.
A universidade concedeu prazo máximo de 30 dias, aos "donos" manifestarem-se sobre o processo administrativo de número 23101.001450/2010-67, que culminará com a desocupação dos locais onde são prestados os serviços de alimentação à comunidade universitária.
Conforme ofício de notificação, o qual você confere na íntegra nesta matéria, "é de conhecimento de todos que a ocupação das lanchonetes e cantinas foi realizada de forma irregular, ou seja, as ocupações se deram sem o devido procedimento licitatório paa concessão de uso de espaço público, quando ainda pertenciam à UNITINS".
Ainda conforme o documento, conta-se os benefícios que as empresas obtinham, como o "não pagamento de aluguel, água ou energia." . Você não leu errado: não havia nenhuma contrapartida à universidade, pelo uso do espaço e recursos públicos.
Esse fato, de praticamente não terem despesas de custeio, sempre provocou inúmeras reclamações estudantis quanto aos altos preços cobrados pelas cantinas/lanchonetes. Além de absurdos, os valores dos alimentos aumentam sem justificativa, propiciando ainda mais revolta à comunidade universitária.
A UFT foi taxativa: "Mesmo dispondo da faculdade de determinar a desocupação imediata, a Administração conduzirá esse processo com observância do contraditório e ampla defesa..."
O objetivo da universidade é "regularizar esses espaços a fim de evitar o mau uso de um bem público, assim como regular a prestação de serviço a toda a comunidade acadêmica."
Folha 1 - Ofício de notificação |
Folha 2 - Ofício de notificação |
A UFT desocupará as cantinas antigas, antes de inaugurar as novas?
As Cantinas Públicas, ainda não foram inauguradas |
O mesmo tratamento dado às reprografias que exploram o serviço de cópias e papelaria básica na UFT, ocorrerá com as Novas Cantinas Públicas. A universidade abrirá processo licitatório para a escolha de prestadores de serviço, a um melhor custo-benefício à comunidade acadêmica (é o que cremos e queremos).
Apesar do prazo de 30 dias da notificação, as cantinas só serão desocupadas terminantemente, quando a UFT finalizar a licitação para os prestadores de serviço das novas cantinas, construídas no final de fevereiro.
As novas cantinas, as quais o Blog costuma chamar de Cantinas Públicas, ainda estão pendentes de liberação. Não há um prazo de inauguração.
Descobriu-se recentemente que o projeto inicial de construção desses locais não previa a existência de uma fossa séptica. Uma obra dessa natureza, não receberia o alvará de funcionamento da Vigilância Santinária.
Quando serão inauguradas? |
Esta semana ainda, visitarei a Diretoria Administrativa da UFT para acompanhar a criação dos termos de referência para seleção de prestadores de serviço das Novas Cantinas.
Fique sempre ligado no Blog, que em breve, postarei novidades.
1 Comentário
Bom, são duas novas lanchonetes, certo?
Com a desocupação das velhas lanchonetes
e a futura iniciação das atividades dessas
novas lanchonetes, não ficará um numero pequeno
pra atender a comunidade academica?? Até pq se
o valor dos serviços prestads realmente diminuir
teremo um aumento do consumo por parte dos academicos!
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT