Conhecendo os diversos procedimentos de matrícula da UFT
Devido a quantidade de procedimentos de matrícula disponíveis pela UFT, é normal que muitos alunos, principalmente os candidatos classificados em um dos processos seletivos da universidade, tenham dificuldades em entender quais deles é possível realizar.
O classificado pode fazer a Pré-Matrícula? Se o classificado já for um veterano, ele pode matricular-se novamente? O classificado, após matricular-se, pode solicitar matrícula em disciplinas de outro curso de graduação da UFT? Neste tópico, procura-se responder essas e outras questões, comuns no meio estudantil.
Primeiramente, vamos criar uma legenda para identificar pelo menos 3 tipos de estudantes, para entendermos melhor esta matéria.
- Classificado: candidato aprovado em um processo seletivo da UFT (Vestibular/ENEM/Extravestibular), mas que ainda não se matriculou;
- Calouro: estudante já matriculado em um curso de graduação, mas que está no primeiro semestre letivo;
- Veterano: estudante que está no segundo semestre letivo em diante, da graduação;
- Veterano Classificado: é o estudante atual da UFT que classifica-se novamente em um processo seletivo da UFT, para o seu próprio curso, ou para outro;
Os procedimentos de matrícula da UFT:
Existem pelo menos 2 modalidades de matrículas na UFT, a saber:
Matrículas em Cursos:
- Matrículas de classificados pelo Vestibular;
- Matrículas de classificados pelo ENEM;
- Matrículas de classificados pelo Extravestibular;
- Matrículas por ex-offício; não será o foco da matéria.
Matrículas em Disciplinas - clique nos títulos para saber mais sobre os procedimentos:
- Pré-Matrículas Web;
- Confirmação e Ajuste de Matrículas;
- Matrículas em Disciplinas de outros cursos ou campi;
Veja na imagem, as matrículas que cada tipo de aluno pode realizar |
O que o Classificado pode fazer?
O Classificado no Vestibular/ENEM/Extravestibular, recebe da universidade, matrícula garantida no primeiro período da graduação. Quando este classificado, estiver finalizando o primeiro período, deverá a cada semestre letivo, solicitar matrícula nas disciplinas do semestre, através dos procedimentos de "Matrículas em Disciplinas".
Não é necessário portanto, ao Classificado, realizar a Confirmação e Ajuste de Matrículas, assim como a Matrícula em Disciplinas de Outros cursos/campi, a não ser que você queira solicitar disciplinas a mais do que as naturais do primeiro período.
E se o classificado já for um veterano da UFT?
Se o classificado já for estudante da UFT, deverá proceder da seguinte maneira, de acordo com o curso que ele foi selecionado:
Classificado em um curso diferente do que cursava:
Assim que se matricular no novo curso, entre com um pedido de Aproveitamento de Disciplinas no Protocolo do Campus, caso hajam disciplinas que possam ser aproveitadas.
Por exemplo: entre engenharias, provavelmente haverá muitas disciplinas em comum, o que não ocorreria, por exemplo, entre Ciência da Computação e Direito, já que são cursos de áreas distintas.
Para tirar essas dúvidas, consulte a grade curricular e os conteúdos programáticos dos dois cursos.
Classificado no próprio curso atual:
Nesse caso, o procedimento será um pouco mais complexo.
Realize a matrícula junto com os demais classificados, e informe ao atendente da Secretaria Acadêmica que você já é estudante da UFT.
Ele lhe passará uma declaração de desistência do seu atual curso. Após assinar esse documento, o atendente realizará a matrícula normalmente.
Peça a ele, para realizar o Aproveitamento automático das discplinas que você cursou. Nesse caso, raramente é preciso entrar com o pedido de aproveitamento no Protocolo do campus, já que como você está se matriculando para o seu próprio curso, não é preciso verificar compatibilidade de ementas. Raramente ainda, esse pedido entrado no Protocolo, subirá para apreciação pelos professores do curso.
Os objetivos de se prestar um novo processo seletivo para o próprio curso em andamento, é de "limpar o histórico escolar", já que ao entrar com um pedido de Aproveitamento de Disciplinas para a nova matrícula, as reprovações não serão transferidas à sua nova matrícula;
Ou então, objetiva-se renovar o tempo máximo de formação, já que com a nova matrícula, obtem-se um novo prazo para se formar. Assim, o estudante evita o Desvinculamento ou o Jubilamento.
Restou-lhe alguma dúvida, ou algum assunto, faltou? Comente a matéria!
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT