Conheça os serviços disponíveis no setor de Protocolo Acadêmico da UFT

sábado, julho 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Protocolo do seu campus, também conhecido como Protocolo Acadêmico, será sem dúvida, um dos setores da universidade que você mais visitará durante sua vida estudantil

Este local é o marco inicial da maioria dos processos estudantis, como trancamento e destrancamento de curso ou disciplina, solicitação de segunda chamada de provas, mudança de turno, inclusão e aproveitamento de disciplinas, dentre outros serviços. 

É portanto, o elo formal de ligação entre o aluno e a Secretaria Acadêmica, bem como com a Coordenação do curso e os professores.


É importante conhecer quais os serviços oferecidos pelo Protocolo e como solicitá-los. Nesta matéria, você confere inclusive, a imagem do Formulário Padrão de solicitação, no qual estão dispostos quais serviços são possíveis solicitar e qual a numeração específica de cada um deles.

[Esta matéria estará disponível na seção de Assistência Estudantil sob o título: "Protocolo do Campus - Serviços"]



O Formulário Padrão do Protocolo:

[clique na imagem para ampliá-la] - O Formulário Padrão do Protocolo para o Campus de Palmas


É recomendável que você preencha todos os campos possíveis, mas há alguns que são fundamentais, como o seu número de matrícula.

Não é necessário obrigatoriamente, que seja você o autor da entrada de algum pedido no Protocolo. Alguém poderá fazê-lo por você, via procuração delegando poderes para aquela finalidade.

Se no campo Justificativa, foi pequeno para comportar a explicação quanto à solicitar aquele serviço, você poderá anexar um texto, de preferência digitado. Converse com o atendente do Protocolo para maiores informações.


Os serviços disponíveis (clique nos links para maiores informações):

  1. Aproveitamennto de Disciplinas:
  2. Atividade Complementar: são atividades extracurriculares (eventos, congressos, seminários, cursos, etc) que você poderá solicitar inclusão no seu Histórico Escolar. Há cursos que exigem que você apresente atividades extracurriculares para se formar;
  3. Benefício da Lei 6602/75:
  4. Certificado de Conclusão de Curso:
  5. Comprovante de Matrícula (Segunda via): baixe-o também no Portal do Aluno;
  6. Conteúdo Programático: necessário para você pedir Aproveitamento de Disciplinas na própria UFT ou em outra instituição de ensino;
  7. Correção de Nota (espeficificar na justificativa): esta é a opção para você solicitar Revisão de Notas;
  8. Declaração de Aluno Especial:
  9. Declaração de Conclusão de Curso;
  10. Declaração de Matrícula;
  11. Desempenho Acadêmico (Segunda via);
  12. Destrancamento: utilize esta opção para destrancar o seu curso de graduação. Fique atento que há um prazo determinado para destrancamento no Calendário Acadêmico de cada ano;
  13. Inclusão/Exclusão de Disciplinas (especificar na justificativa): se for um simples trancamento de disciplina, basta justificar que deseja trancar. Para outros pedidos, a justificativa deve ser plausível;
  14. Colação Extemporânea (Gabinete);
  15. Exercício Domiciliar: para casos de estudates gestantes ou acadêmicos acidentados ou enfermos;
  16. Histórico de Graduação: o mesmo Histórico Escolar que você baixa no Portal do Aluno;
  17. Mudança de Curso;
  18. Mudança de Turno: Seu o seu curso for de dois turnos, como por exemplo o Direito e a Comunicação Social, você poderá trocar de turno, mediante vagas disponíveis;
  19. Segunda Chamada de Prova (especificar justificativa): fique ligado. Converse antes com o professor da disciplina, antes de entrar com esse pedido.
  20. Trancamento de Matrícula  (especificar na justificativa): há prazo específico estipulado no Calendário Acadêmico para efetuar este pedido;
  21. Trancamento de Disciplina (especificar na justificativa): há prazo específico estipulado no Calendário Acadêmico para efetuar este pedido;
  22. Transferência da UFT:
  23. Verificação de Nota (especificar na justificativa);
  24. Outros (especificar na justificativa);



Cada serviço solicitado, para ser processado, levará um prazo específico. Pergunte ao atendente o prazo mínimo para cada pedido ser respondido.

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