UFT promove recepção aos calouros do Campus de Gurupi

segunda-feira, fevereiro 28, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Barbiero fala durante recepção aos calouros do Campus de Gurupi
Após o vestibular, a alegria com a aprovação, os calouros da Universidade Federal do Tocantins vivem dias de expectativas em virtude dos primeiros contatos com o mundo acadêmico. Agora é hora de  planejar a vida universitária. Tudo isso foi percebido na sala 12 do Campus de Gurupi, na sexta-feira (25), durante a recepção oficial aos cerca de 300 novos acadêmicos, promovida pela UFT, por meio da reitoria, da direção do Campus, das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e Assuntos Estudantis (Proest), além do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A solenidade contou com apresentação musical do cantor João Bolo e dos alunos da UMA de Gurupi. 
 

Na oportunidade, o reitor Alan Barbiero ressaltou a conquista que é estudar em uma universidade federal, e disse que todo o esforço na UFT é feito no sentido de criar as melhores condições para formar cidadãos com visam de mundo. Barbiero falou da construção da incubadora de empresas que vai possibilitar aos estudantes criarem a própria empresa, depois da formação. O reitor ainda destacou a previsão da criação do mestrado em Biotecnologia e do doutorado em Produção Vegetal. Por fim, sugeriu: “a universidade tem várias oportunidades, depende da iniciativa do aluno”, observou.



A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Valéria Momenté, explicou as informações contidas no Guia do Aluno, os projetos, bolsas, atividades acadêmicas, os conselhos e órgãos de apoio ao estudante. Valéria destacou a campanha “Trote Violento NÃO! Receba bem o seu calouro”, no sentido de promover uma recepção cidadã. O diretor do campus, Eduardo Lemus falou da evolução do Campus, em todos os aspectos, e se mostrou à disposição dos alunos. O presidente do DCE, Felipe Albuquerque, deu as boas-vindas e também colocou a entidade à disposição da classe.

Pesquisa – Uma das palestras acompanhadas com bastante atenção foi a do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio da Silveira, que destacou os programas de pesquisa e pós-graduação, os mestrados existentes e os que ainda vão surgir na UFT. Silveira reforçou a importância da criação do mestrado em Biotecnologia para o desenvolvimento regional e da graduação no Campus. O pró-reitor pediu a todos que realizem projetos, através da iniciação científica já que os cursos Agronomia, Engenharia Biotecnológica, Engenharia Florestal e Química Ambiental têm vocação natural para a pesquisa. “A pesquisa tem que ser pensada desde agora. Depois, pode ser tarde”, concluiu Silveira.


Calouros acompanham atentamente palestras durante as boas-vindas

Alunos – Atentos a todas as informações, muitos calouros já chegam à universidade idealizando trabalhos. Larissa Pinheiro Silva, de 16 anos, é um exemplo. “Por ser uma universidade federal tem renome. Espero participar de muitos projetos, pois meu curso abre portas”, destacou a caloura de Biotecnologia. Já Natália Brenda Gonçalves, de 21 anos, veio de Parauapebas (PA) cursar Química Ambiental. “Quero estudar bastante e já entrar na iniciação científica”, afirmou. O jovem Dalliere Cerqueira Lopes, de 18 anos, também pretende realizar projetos e participar de intercâmbio internacional. (Colaborou Ana Paula Ribeiro - Estagiária).

Dalliere, Larissa, Natália e Andréia já planejam ingressar na iniciação científica 

CAMPUS DE GURUPI
Cidade - Gurupi (sul do Tocantins – população cerca de 80 mil habitantes)
Graduações - Agraonomia, Engenharia Florestal, Engenharia Biotecnológica e Química Ambiental
Pós-Graduação - Mestrado em Produção Vegetal
EaD - Biologia
* Os principais projetos são desenvolvidos nas áreas de produção, comercialização e controle de culturas regionais e manejo de solos.
Total de alunos – cerca de 1.000


CRONOGRAMA DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS DA UFT
Palmas 28/02 9h30
Palmas 28/02 19h
Arraias 14/03 9h30
Miracema 15/03 19h30
Porto Nacional 21/03 9h30
Araguaína/EMVZ 22/03 14h30
Araguaína/CIMBA 22/03 19h30
Tocantinópolis 23/03 9h30
FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT