SETURB concorda com sugestão de Cavalcante de que UFT faça estudo de gastos das empresas

quinta-feira, fevereiro 17, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Vereador também apresentou projeto de lei ao DCE/UFT


O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano de Passageiros do Estado do Tocantins (Seturb), José Antônio dos Santos Júnior, o Toninho, afirmou que o projeto de lei do vereador Aurismar Cavalcante (PP), da prefeitura de Palmas celebrar um convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para que a universidade realize o estudo dos gastos das empresas de ônibus para compor o valor da tarifa seria "até melhor para o processo, porque enriqueceria e tiraria todas as dúvidas".


A afirmação de Toninho foi feita nessa quarta-feira, 16, em Palmas, após a decisão do Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de manter o valor tarifa de transporte coletivo da Capital em R$ 2,20. Segundo ele, o modo defendido pelo vereador traria mais vantagens quanto à metodologia elaborada para compor a tarifa. 

“Fico muito à vontade para falar sobre o aumento do transporte coletivo, porque, antigamente o aumento da tarifa era decidido entre a prefeitura e as empresas, o que gera expectativa de pessoas menos informadas de que aquilo pudesse não estar correto. Como a gente vive num processo democrático e se quiserem levar esse estudo para empresa de fora, eu acho que cada vez mais só vem a contribuir.”, defendeu.

Segundo Toninho, que além de presidente do Seturb é proprietário da empresa Miracema, que detém 75% das linhas de transporte coletivo de Palmas, quando a planilha é enviada à prefeitura, são apresentadas todas as notas fiscais. “Se eu digo que o preço do litro do diesel é de R$ 1,78, apresento a nota fiscal correspondente com o que eu pago. Então, temos segurança daquilo que apresentamos. Mas na medida em que os conselheiros não se convenceram desses dados apresentados, eu acredito que por falta de conhecimento, e quiserem apresentar uma assessoria de fora, para falar a verdade eu acho até melhor, só vai engrandecer e enriquecer o processo, porque instrui melhor o processo e tira todas as dúvidas de todos”, afirmou.



Entenda

O vereador Cavalcante questiona o cálculo feito pela Seturb sobre os custos que as empresas têm para elaborar o valor da tarifa. Segundo ele, atualmente não há como o Conselho Municipal de Trânsito saber a veracidade dos gastos fornecidos pelo Seturb. “Todas as informações apresentadas ao Conselho de Trânsito são feitas pela empresa, sem uma confirmação de que aqueles custos são os custos reais. Como é que eu posso acreditar que a empresa gastou, por exemplo, 10 mil litros de combustível por mês, se a única fonte de informação desses custos é fornecida pela própria empresa? É como colocar uma raposa para vigiar o galinheiro”, disparou o vereador.


Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT