Calouros do Campus de Palmas vislumbram boa formação na UFT

segunda-feira, fevereiro 28, 2011 Por Felipe Albuquerque

Barbiero durante as boas-vindas aos calouros no Campus de Palmas

A estrutura da Universidade Federal do Tocantins, o quadro de professores, a preocupação com o aluno e as inúmeras possibilidades oferecidas aos acadêmicos pela UFT, foram destacadas pelos calouros na manhã de hoje (28), durante o início da série de reuniões programadas para recepção oficial dos calouros do Campus de Palmas. 





A solenidade foi realizada no Centro Universitário de Ciência, Cultura e Artes (Cuica) e contou com a presença do reitor Alan Barbiero, pró-reitores, professores e alunos de diversos cursos. O evento teve a participação do cantor João Bolo e de acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA).

Ainda se ambientando ao mundo acadêmico, já que as aulas tiveram início à apenas uma semana, muitos calouros já vislumbram o futuro profissional. Para isso, eles citam alguns fatores que influenciam no processo de formação. Mirelly Borba de Carvalho, de 17 anos, que cursa Engenharia Civil, disse que gostou do Campus e espera crescer junto com a Universidade. O gurupiense Pedro Henrique Cerutti, de 18 anos, calouro de Medicina, também cita a boa estrutura e diz “quero sair daqui um bom profissional para o mercado de trabalho”.

Alunos da UMA realizam apresentação artística no Cuica
E uma prova de que a UFT vem consolidando sua expansão entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país, é a goiana de Uruaçu, Isis Cristina Rezende. Com apenas 16 anos, a aluna de cursa Engenharia Ambiental ressalta querer juntar o útil ao agradável. “Sempre tive afinidade com a área. Por isso, eu escolhi a UFT pelas possibilidades de fazer algo para ajudar o meio ambiente, à Amazônia, esse ecossistema”, disse Cristina. Outro que também almeja um futuro promissor é o paraense de Eldorado dos Carajás, Hector Monyego Costa, de 18 anos, estudante do curso de Arquitetura. “Vou estudar bastante para isso”, assegurou.

Calouros conferem orientações publicadas no Guia do Aluno
Na oportunidade, o reitor Alan Barbiero, ressaltou o privilégio dos calouros em ter conquistado uma vaga em uma Universidade Pública Federal, mas reiterou o que vem falando aos novos acadêmicos em relação às possibilidades. “O estudante tem que ter iniciativa dentro da Universidade”, afirmou ele, dizendo que na UFT “há espaço para tudo e todos, dentro da moral e a ética do conhecimento”. Barbiero fez questão de manifestar apoio às causas estudantis citando a atuação do DCE. O reitor finalizou afirmando que o objetivo da instituição não é apenas formar profissionais, mas também cidadãos.

Solenidade - Após fala do presidente do DCE, Felipe Albuquerque, o diretor do Campus de Palmas, Aurélio Picanço, citou as melhorias do Campus, como a nova biblioteca e o Restaurante Universitário (RU); a pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proest), Valéria Momenté, discorreu sobre os programas e projetos voltados para a assistência ao estudante; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Marluce Zacariotti, exibiu um vídeo com os projetos desenvolvidos pela Proex e suas atribuições; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Márcio da Silveira, destacou a pesquisa e disse para os alunos já planejarem o mestrado e doutorado.


CRONOGRAMA DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS DA UFT
Palmas 28/02 19h
Arraias 14/03 9h30
Miracema 15/03 19h30
Porto Nacional 21/03 9h30
Araguaína/EMVZ 22/03 14h30Araguaína/CIMBA 22/03 19h30
Tocantinópolis 23/03 9h30

 


Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT