Em resposta à Moção de Repúdio, Diretor de Obras da UFT põe cargo à disposição

sábado, fevereiro 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

A resposta da Diretoria de Obras Civis (DOC) da UFT às acusações citadas na Moção de Repúdio do Conselho Diretor do Campus de Palmas, lida publicamente na última reunião do Conselho Superior Universitário, foi rápida e sobretudo, contundente. Na nota de resposta, foi mencionado o Diretor do Campus de Palmas, prof. Dr. Aurélio Picanço.

O Diretor Luciano Sobroglia, autor do documento, chegou a por o cargo à disposição do Magnífico Reitor "Coloco à disposição do Magnífico Reitor o Cargo de Diretor de Obras dessa Instituição, para que ele, caso julgue por incompetente o atual diretor, o substitua a qualquer momento como lhe é de direito fazê-lo." escreveu Luciano.


Para ele, a DOC trabalhou sempre na medida de suas possibilidades e com a dedicação devida: "A Diretoria de Obras tem trabalhado com afinco e dedicação extremadas no afã de dar vazão a todas as demandas que nos são encaminhadas, mesmo sabendo que os prazos que nos são impostos pelo Governo Federal e seus recursos perecíveis são desumanos, se contrapostos ao número de profissionais lotados hoje nessa Diretoria, sem falar na atarracada estrutura física e tecnológica de que dispomos para a execução de nossas tarefas."

Para o DCE/UFT, é importante que seja discutido os problemas das obras do Campus de Palmas, mas que a Administração Superior da universidade foque-se na busca de soluções. "Independente de quem seja a culpa pelos problemas nas obras, queremos saber é das soluções. Ou será que vamos ter mais outra grande obra, como o Restaurante Universitário, sem o escoamento do esgoto?" declara Felipe Albuquerque, presidente do Diretório Central dos Estudantes.


Íntegra da nota da Diretoria de Obras Civis da UFT:

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
DIRETORIA DE OBRAS CIVIS


OF/DOC/UFT/Nº 045/2011                                               Palmas, 24 de Fevereiro de 2011




DE: Luciano Sbroglia/ Diretor de Obras
PARA: Prof. Alan Barbiero/Reitor-Gabinete da Reitoria – UFT

Assunto: Resposta ao Ofício nº 008/CUP-UFT
C/C
Prof. Aurélio Pessôa Picanço
Presidente do Conselho Diretor do Campus de Palmas – UFT

Magnífico Reitor,

              Venho abaixo esclarecer os pormenores que levaram à conclusão dos edifícios do BALA II e das cantinas, sem a devida rede de esgoto que possibilite o funcionamento imediato dos mesmos.
              Em primeiro lugar, gostaria de salientar aos nobilíssimos professores, membros do Conselho, bem como ao seu presidente, Prof. Aurélio, que esta Diretoria vem há muito tempo chamando a atenção para o problema enfrentado no Campus de Palmas, quanto à destinação dos resíduos sólido e líquidos provenientes de seus edifícios e para a necessidade de ampliação e/ou otimização da E.T.E existente, afim de se conseguir processar todo o quantitativo de efluentes gerados.
              Recentemente, mais precisamente no início do ano de 2010, Esta Diretoria esteve na Saneatins, acompanhado do Pró-Reitor de Administração e Finanças O Sr. José Pereira Guimarães Neto e do atual Diretor do campus de Palmas, Prof. Aurélio Pessôa Picanço, para
tratar junto àquela empresa, do problema do esgoto do referido campus. Fomos recebidos pelo responsável da pasta e este nos informou que já havia um projeto pronto para execução a pedido da UFT, por meio da Diretoria de Obras, pedido este feito em 2009.
              Solicitamos da Saneatins cópia dos projetos e adequações necessárias, visto que o campus já havia sofrido várias intervenções nesse período e a rede proposta não mais atenderia à demanda. Tal serviço foi feito pela Saneatins e ao nos encaminhar, o Prof. Aurélio, decidiu por abortar esse projeto e otimizar a E.T.E existente, visando menores gastos com a implantação e conseqüentemente com as altas tarifas de esgoto que são cobradas pela concessionária local. Feito isto, partimos para um novo projeto de rede interna com intuito de interligá-la à E.T.E que paralelamente passará por reformulações pertinentes e condizentes com a nova demanda. Esse projeto já encontra-se no setor de orçamento para encaminhamentos finais que precedem à licitação.
              Em segundo lugar, quanto aos atrasos nas datas de entrega das obras, vimos esclarecer que temos enfrentado ao longo desses oito anos de gestão, dificuldades das mais variadas grandezas, porém, a falta de mão-de-obra qualificada para atuar na fiscalização e acompanhamento das obras em andamento com presença “Full Time” nos canteiros de obras, tem sido uma constante e a cada ano, com o crescimento da estrutura da UFT e do volume de obras, agravou-se exponencialmente. Para solucionarmos esse impasse, estamos finalizando um edital de licitações, onde a UFT irá contratar empresa para prestar esse serviço, até que o governo federal libere códigos de vagas para a realização de concursos que possam sanar de uma vez por todas essa deficiência.
              Por último, esta Diretoria vem esclarecer que os vazamentos em telhados, não são um problema isolado que ocorre apenas nas obras desta Universidade, mas sim uma ocorrência corriqueira e que tem como causa diversos fatores que não nos cabe mencionar nesse momento, porém, são problemas que são solucionados ainda no período de garantia das obras, quando o fato gerador do problema é a má qualidade na execução ou má qualidade do material aplicado.
              A Diretoria de Obras tem trabalhado com afinco e dedicação extremadas no afã de dar vazão a todas as demandas que nos são encaminhadas, mesmo sabendo que os prazos que nos são impostos pelo Governo Federal e seus recursos perecíveis são desumanos, se contrapostos ao número de profissionais lotados hoje nessa Diretoria, sem falar na atarracada estrutura física e tecnológica de que dispomos para a execução de nossas tarefas.
              Venho aqui defender cada um dos servidores que aqui trabalham, pois sou conhecedor da labuta diária de todos na busca do cumprimento dos seus afazeres.
              Coloco à disposição do Magnífico Reitor o Cargo de Diretor de Obras dessa Instituição, para que ele, caso julgue por incompetente o atual diretor, o substitua a qualquer momento como lhe é de direito fazê-lo.
              Lamento se não consegui atender os requisitos de excelência que esta instituição merece e precisa, mas deixo aqui uma nota de repúdio ao ofício ora encaminhado ao Reitor, onde essa Diretoria é acusada de má gestão e de dificuldade de gerenciamento no planejamento, planejamento este que deveria começar lá nas esferas superiores, quando fazem a liberação de recursos às instituições e as forçam a executar um orçamento em tempo reduzido, tornando a fase de planejamento inexistente.
              Acolherei qualquer decisão que for tomada, tendo plena convicção de que tudo fiz dentro das possibilidades que me foram oferecidas, para bem gerir esta Diretoria e as obras dessa instituição. Sei que isso não ocorreu como todos gostariam, pois problemas existem e sempre existirão.


Respeitosamente,




_________________________
Arqtº. Luciano Sbroglia
Diretor de Obras Civis
DOC - UFT

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