Mesmo sem pagar água, energia e aluguel à UFT, Cantineiros aumentam preços dos produtos

sexta-feira, fevereiro 04, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Cantina da "Tia"
Não haveria tempo mais oportuno do que as férias, onde não é possível mobilizar o estudante em protestos, para  que, para surpresa e revolta de muitos, os proprietários das atuais cantinas do Campus de Palmas, aumentarem os preços da maioria dos produtos oferecidos, sem prévio aviso ao estudante. A desculpa foi o "aumento do preço dos alimentos". 

O DCE/UFT verificou aumento nos preços dos refrigerantes em lata, do preço da alimentação por quilo, salgados e outros itens.




Não pagam água, energia e aluguel:

E COBRAM O PREÇO QUE QUEREM:

Ocorre que as 3 atuais cantinas estão gravemente irregulares, desde a época da UNITINS, já que estão situadas em território público não licitado. 

Além do mais, devido a irregularidade da concessão do terreno, utilizam recursos públicos sem efetuar uma contrapartida à UFT, como água e energia elétrica, não pagando ainda aluguel pelas instalações. A UFT não pode "obrigar" a diminuição do preço, mas pode expulsar os empresários do local. Inclusive já os notificou de retirada do local.

Em seus mais de 10 anos de existência, só agora a UFT pensou em construir cantinas e licitar os prestadores de serviços. 

Veja o problema: se mandá-los embora, onde a comunidade fará suas refeições e lanches?   Já que as obras fracassadas das novas cantinas, aquelas, que esqueceram as fossas, ainda estão sem previsão de entrega? E já faz mais de 1 ano que nunca foram abertas.

A Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União, estão no pé da UFT, fiscalizando e reclamando das irregularidades das cantinas. Mas a Administração da universidade anualmente, encaminha justificativa aos órgãos, que permite a irregularidade devido não ter "outra maneira" de atender a comunidade universitária.


DCE exigirá redução dos preços:

"Esse aumento absurdo e injustificável do valor dos produtos, deve ser combatido pelos estudantes da UFT. Era a gota d´água que faltava para fazemos uma manifestação e exigirmos que a Direção do Campus e o Reitor, negociem o preço junto aos cantineiros, até que se regularize as novas cantinas. Se não houver baixa dos preços, poderemos denunciar as irregularidades ao Ministério Público Federal e à Controladoria Geral da União." finaliza Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT.

O DCE/UFT pretende ainda enviar uma notificação aos cantineiros, à Direção do Campus e à Reitoria, protestando contra o aumento dos preços.




Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT