DCE/UFT discute com o Governo do Estado, criação de Auxílio Moradia Estudantil

domingo, fevereiro 06, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Casa do Estudante de Araguaína

Na última sexta-feira, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), reuniu-se com o Secretário Estadual da Juventude e dos Esportes (SEJUV), Olyntho Neto, para solicitar do Governo estadual, a construção de Casas do Estudante nas cidades de Tocantinópolis, Arraias e Miracema.

A audiência evoluiu para a discussão de um possível projeto de Auxílio Moradia, que seria pago pelo Governo do Estado aos estudantes universitários carentes de instituições públicas.




O DCE avaliou como positiva a proposta, mas ressaltou ao Secretário que se a sugestão evoluir para um projeto, a entidade estudantil vai analisar com a base a viabilidade e aceitação da proposta. "Seria ótimo o estudante receber um Auxílio Moradia, mas esse valor deve ser muito debatido, pois deve ser suficiente para mantê-lo. Vamos consultar os estudantes, se consideram a proposta melhor do que a construção de uma Casa do Estudante." declarou Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT




As Casas do Estudante:

O Secretário Olyntho fez diversas críticas ao modelo das Casas do Estudante, ao qual chamou de "fracassado" e "ultrapassado". Segundo ele, os locais são humilhantes e apresentam muitos outros problemas.

Dificilmente o novo Governo investirá na construção de novas Casas.

E você estudante? O que acha melhor? Construções de Casas do Estudante ou Auxílio Moradia?

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários

Samuel Abner disse...

Já morei na casa dos estudantes de Palmas, na minha época era deplorável a situação daquele lugar. Totalmente abondonada pelo poder público e por grande parte dos moradores. Um verdadeiro lixão. Pela minha experiência sou a favor do auxílio moradia, que em Palmas não deve ser barato (os preços são absurdos). Porém os moradores de lá hoje, os quais tenho contato, dizem que houve uma organização dos estudantes na tentativa de melhorar a convivencia e que atualmente o ambiente é melhor, porém ainda abandonado pelo governo.

Felipe Albuquerque disse...

Fala Samuel, beleza?

Acho importante essa questão do Auxílio Moradia, pois mesmo que o valor seja inferior ao aluguel de uma "kitnet", poderá ajudar numericamente mais pessoas do que a quantidade de vagas na Casa do Estudante. Além do mais, para as cidades onde já há a Casa, seria mais uma alternativa aos estudantes.

Assim que começarem as aulas, vamos nos reunir novamente com o Secretário para iniciar mais discussões sobre o projeto. Abraço!

Hugo Deleon disse...

Lembrando que a casa do estudante de araguaina precisa de ampliação.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT