DCE/UFT cobra justificativas quanto ao aumento dos preços dos produtos das Cantinas

segunda-feira, fevereiro 07, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Imagem ilustrativa de uma cantina universitária

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), entregou ofício a 2 dos 3 empresários das Cantinas do Campus de Palmas (um dos estabelecimentos estava fechado), na tarde desta terça-feira, requerendo o envio das planilhas de custo que justifiquem os aumentos dos preços dos produtos ocorridos nesse período de férias letivas. O documento ainda, estipulou um prazo de 5 dias úteis para o envio da justificativa. A Reitoria e o Diretor do Campus também serão notificados.





De início, o objetivo do DCE é reduzir os preços dos produtos, através da negociação com os cantineiros. Entretanto, o pedido de justificativas dos aumentos é o primeiro passo para que a entidade estudantil evolua  para um posicionamento mais enérgico.

"A UFT deveria ter os alimentos mais baratos do Estado, senão, do país. Os cantineiros não pagam aluguel, água e energia e cobram o preço que querem. É preciso acabar com essa farra. O estudante paga duas vezes por um mesmo produto: com os seus impostos e com o valor que desembolsa." afirma Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT.



Não pagam água, energia e aluguel:

E COBRAM O PREÇO QUE QUEREM:

Ocorre que as 3 atuais cantinas estão gravemente irregulares, desde a época da UNITINS, já que estão situadas em território público não licitado.

Novas cantinas: exemplo de descaso na UFT
Além do mais, devido a irregularidade da concessão do terreno, utilizam recursos públicos sem efetuar uma contrapartida à UFT, como água e energia elétrica, não pagando ainda aluguel pelas instalações. A UFT não pode "obrigar" a diminuição do preço, mas pode expulsar os empresários do local. Inclusive já os notificou de retirada do local.

Em seus mais de 10 anos de existência, só agora a UFT pensou em construir cantinas e licitar os prestadores de serviços.

Veja o problema: se mandá-los embora, onde a comunidade fará suas refeições e lanches?   Já que as obras fracassadas das novas cantinas, aquelas, que esqueceram as fossas, ainda estão sem previsão de entrega? E já faz mais de 1 ano que nunca foram abertas.

A Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União, estão "no pé" da UFT, fiscalizando e reclamando das irregularidades das cantinas. Mas a Administração da universidade anualmente, encaminha justificativa aos órgãos, que permite a irregularidade devido não ter "outra maneira" de atender a comunidade universitária.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT