DCE/UFT busca construções de Ginásios Poliesportivos junto ao Governo do Estado - SEJUV fará projeto-piloto

sábado, fevereiro 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Ginásio Poliesportivo

Na última sexta-feira, o Presidente e o Diretor de Departamento de Esportes do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), Felipe Albuquerque e Rúben Júnior,  reuniram-se com o Secretário Estadual da Juventude e dos Esportes (SEJUV), Dr. Olyntho Neto, para solicitar do Governo do Estado, a construção de ginásios poliesportivos nos campi da UFT.






O Secretário foi receptivo quanto ao pleito do DCE/UFT  e sugeriu que fosse trabalhado inicialmente um projeto-piloto para o Campus de Palmas. O Secretário ainda, deu total abertura ao DCE para discutir junto com a SEJUV, o projeto do Ginásio de acordo com a necessidade dos estudantes.

O próximo passo da entidade estudantil será solicitar ao Reitor da UFT, prof. Dr. Alan Barbiero, a cessão do terreno, o que o DCE/UFT deverá fazer na próxima semana. Já há uma reunião com o Magnífico pré-agendada, que discutirá também a implantação do sistema CAPES Web TV e outros temas.

DCE/UFT em audiência com o Secretário dos Esportes
Segundo Olyntho, assim que se finalizar o projeto, ele irá a Brasília com um dos representantes do DCE para solicitar uma emenda parlamentar para a construção. Ele citou ainda, que poderá mediar o pedido junto ao Governo Federal (Ministério do Esporte), com o apoio da Lei do Incentivo ao Esporte.

O Secretário colocou à disposição do DCE/UFT, de forma gratuita, toda a estrutura esportiva disponível do Estado e apoio garantido na realização da 5ª Edição dos Jogos da UFT (JUFT).

"Saímos muito animados da reunião. Solicitaremos o mais rápido possível a doação do terreno para a construção desse Ginásio Poliesportivo, discutiremos o projeto junto com os CA`s e as Atléticas e vamos lutar pela obtenção de recursos para a obra." declara Albuquerque, Presidente do DCE/UFT.

O DCE planeja ainda visitar a bancada parlamentar estadual e federal, em busca de investimentos esportivos no âmbito dos 7 campi da  UFT.



Documento protocolado na SEJUV:

Confira o teor do ofício protocolado na reunião, pelos dirigentes do DCE/UFT.



Excelentíssimo senhor Secretário de Estado da Juventude e dos Esportes,

É certo que os esportes, além de serem um ótimo meio para se obter  condições físicas saudáveis, também é uma forma de socialização e construção da cidadania, e seu valor como atividade de lazer (seja praticando-o ou apenas assistindo a sua prática) é um importante aliado no desenvolvimento de valores adequados e hábitos que valorizam a qualidade de vida, como o respeito mútuo, a cooperação e a solidariedade.
Sabe-se que são fundamentais para a boa formação universitária, a qualidade do Ensino, a realização de Pesquisa e a implementação de projetos de Extensão. São esses três eixos que norteiam uma universidade pública. Contudo, acreditamos que é de suma relevância conceder ao Estudante, uma formação profissional e cidadã mais ampla, propiciando ao indivíduo o acesso à Cultura, Lazer e sobretudo, ao Esporte.
Senhor Secretário, a Universidade Federal do Tocantins tem investido muito nos últimos anos, consolidando-se com uma destacada instituição de nosso estado. Seus poucos anos de existência, já demonstram o seu áureo papel de promover o desenvolvimento econômico da região e sua inegável participação em reduzir as desigualdades sociais através do acesso à Educação e à formação profissional de qualidade. Todavia é notório, que no que tange à área do Desporto, a UFT tem muito a avançar.
Em todas as cidades onde a UFT está presente (Tocantinópolis, Araguaína, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Arraias), apenas o campus universitário de Gurupi possui instalações esportivas, restritas a um pequeno campo de futebol Society. Acreditamos Excelência, que podemos avançar muito com o apoio do eminente Governo do Estado, como parceiro e agente promotor do bem estar de nossa comunidade universitária.
E é com este nobre sentimento, que o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins vem à presença de Vossa Excelência, legítimo representante do recém eleito Executivo Estadual, pleitear a construção de Ginásios Poliesportivos nos campi da UFT.
Colocamo-nos à Vossa inteira disposição para debater o pleito junto aos representantes dessa entidade estudantil e voluntariamente contribuir com o fortalecimento de uma das mais importantes instituições públicas do jovem Estado do Tocantins.
No aguardo da anuência ao presente pedido, antecipamos nossos agradecimentos.


Atenciosamente,



Rúben Sousa Junior
Diretor do Departamento de Esportes do DCE/UFT



Felipe Fernandes de Albuquerque
Presidente do DCE/UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT