Técnicos-Administrativos da UFT entram em Estado de Greve e reduzem jornada de trabalho

segunda-feira, março 28, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Reunidos na manhã desta segunda-feira, na sede da Reitoria da UFT e à tarde, no térreo da Biblioteca Central do Campus Universitário de Palmas, os servidores Técnicos-Administrativos da universidade decidiram, em Assembleia, adotar a condição de "Estado de Greve", a iniciar-se à partir desta terça--feira, 29 de Março. Cerca de 150 funcionários participaram dos atos.




Em todos os 7 campi da UFT, a jornada de trabalho em todos os setores universitários, será reduzida para 4 horas diárias (10h às 12h e das 14h às 16h). 

Segundo os organizadores, os horários "vagos" serão utilizados para sensibilizar a comunidade acadêmica da importância do movimento em defesa dos direitos da categoria. Bibliotecas, Secretarias Acadêmicas, Coordenações de cursos e Administrativo em geral, serão afetados.

A FASUBRA (Federação dos Sindicatos dos Funcionários das Universidades Federais Brasileiras), decidiu por margem apertada, rejeitar o Indicativo de Greve anteriormente marcado para o dia 28 de Março. Entretanto, vários Sindicatos estão optando por realizar manifestações, redução de carga horária de trabalho e até mesmo, paralisação total das atividades administrativas. A FASUBRA marcou para o dia 14 de Abril, um novo indicativo de greve.


Há uma grande expectativa quanto à deflagração de uma Greve Nacional da categoria, em busca de melhores salários e outras particularidades das universidades, como a luta contra a terceirização dos serviços públicos. O Governo Federal entretanto, sinalizou com a abertura das negociações.

Foi aprovado também, a realização de um ato na portaria da Pousada dos Girassóis II, já que segundo os informes, haverá um representante do Ministério da Educação na capital. Cogitaram ainda, realizar um ato de protesto à visita do Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Cavalcante, que visitará a UFT nesta sexta-feira.

As universidades federais do Paraná já oficializaram greve, que iniciou-se no dia de hoje. Na Federal do Amazonas, os servidores já discutem de início, aderir à Greve.

Fique atento ao blog do DCE/UFT para maiores informações.

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário

Wesley disse...

Isso de alguma forma afeta no processo de nomeação e posse dos que foram aprovados e estão sendo chamados do concurso 2010?

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT