Recepção Institucional da UFT e DCE aos calouros: EMVZ Araguaína

quinta-feira, março 24, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Recepção aos calouros da EMVZ

A missão de produzir conhecimentos para formar cidadãos e profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, faz da Universidade Federal do Tocantins, uma instituição em franca expansão. Um exemplo é o Campus de Araguaína, o segundo maior da UFT. No município são oferecidos 12 cursos de graduação, entre eles, Medicina Veterinária e Zootecnia cujos calouros foram recepcionados oficialmente na terça-feira (22), no auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ).


Todas essas graduações demonstram o compromisso da UFT com o desenvolvimento da região, pois Araguaína ostenta duas importantes características: é conhecida como a capital do boi gordo e também a capital econômica do Tocantins. Essas duas situações fazem a Universidade trabalhar em consonância com a vocação regional. Suellen Bezerra de Sousa, de 18 anos, natural de Imperatriz (MA), é caloura de Medicina Veterinária. Ela disse valorizar sua entrada na UFT. “Estudei muito para estar aqui. Por isso, quero aproveitar bastante com pesquisas e ter uma boa formação. Pretendo me especializar em Clínica de Animais Pequenos (ou animais domésticos)”, revelou.



Suellen  e Renato, calouros da EMVZ
Já Renato da Silva Carneiro, de 18 anos, natural de Ananás (TO), cursa Zootecnia, e também almeja boa formação, por meio do potencial de pesquisas da EMVZ. Tanto Carneiro quanto Suellen ouviram o diretor do Campus, Luiz Eduardo Bovolato, ratificar o trabalho da UFT de proporcionar aos novos acadêmicos as condições para que todos os alunos realizem o sonho de terem uma boa formação superior. Por sua vez, o presidente do DCE, Felipe Albuquerque, também colocou a entidade à disposição dos estudantes.

Na oportunidade o reitor, Alan Barbiero, incentivou os calouros a participarem da vida acadêmica na área em que tiverem mais aptidão, sugerindo a iniciação científica, política estudantil, programas de educação tutorial, monitoria, cultura, empresa júnior, dentre outras. “A UFT tem possibilitado diferentes oportunidades aproveitem”, observou. Sobre a iniciativa dos estudantes Barbiero disse que a Universidade precisa de alunos pró-ativos. “Por isso, façam além do que no dia a dia é oferecido”, afirmou Barbiero.

Ao pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio da Silveira, coube falar sobre a importância da pesquisa e como os alunos podem se inserir na iniciação científica e os benefícios dos trabalhos na vida profissional e para toda a sociedade. Por fim, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Valéria Momenté, ratificou as palavras do reitor explicando as possibilidades no ambiente acadêmico, por meio do Guia do Aluno, e também em relação às bolsas de assistência estudantil, dentre outras oportunidades.
CAMPUS DE ARAGUAÍNA:
CIDADE: Araguaína
Localização: região norte do Tocantins
População: cerca de 150 mil habitantes
Campus oferece cursos em dois locais: Unidade Cimba e Escola de Medicina Veterinária
Cursos:
  • Biologia, Ciências Matemáticas, Física, Geografia, Gestão em Cooperativismo, Gestão em Logística, Gestão em Turismo, História, Letras, Medicina Veterinária, Química e Zootecnia.
  • Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)
  • EaD
PÓS-GRADUAÇÃO:
  • Mestrado em Ensino de Língua e Literatura
  • Mestrado em Ciência Animal Tropical
  • Doutorado em Ciência Animal Tropical
TOTAL DE ALUNOS:
  • Aproximadamente 3.000 alunos
HOSPITAL:
  • No Campus de Araguaína fica o hospital veterinário, que faz com que a universidade possa oferecer serviços abaixo custo para a comunidade.
INCLUSÃO:
  • Em todos os campi há preocupação com a inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência.
  • Em Araguaína, destaque para os novos prédios que foram todos construídos dentro das normas de acessibilidade, com elevadores e rampas.
  • Há ainda o núcleo de inclusão e acessibilidade do deficiente na Universidade Federal do Tocantins (NIAD), que dá suporte para alunos com necessidades especiais.


Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT