Biblioteca Central é entregue à comunidade acadêmica

quarta-feira, março 16, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Autoridades presentes na inauguração da Biblioteca Central de Palmas

Com um acervo de mais de 90 mil exemplares, espaços para estudos coletivos e individuais, sala de consulta ao acervo, videoteca e um amplo espaço climatizado, com vista panorâmica para o Lago de Palmas e também para a Serra do Carmo, foi inaugurada nesta quarta-feira (16), a Biblioteca Central da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas – professor José Torquato Carolino. A solenidade contou com a presença do reitor da UFT, Alan Barbiero, pró-reitores, professores, alunos e autoridades do Estado e do município de Palmas.



Na oportunidade, Barbiero fez questão de relembrar as condições da antiga biblioteca, ressaltando a conquista dos alunos e de toda a comunidade acadêmica. “A partir de hoje, vocês têm a oportunidade de fazer uso da maior e mais moderna biblioteca do Estado do Tocantins”, destacou o reitor, acrescentando que o local, com cerca de 90 mil títulos, deverá beneficiar, inclusive, alunos de outras instituições e também a população em geral.

O novo espaço de estudos da UFT, também foi citado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Antônio da Silveira, que na ocasião lançou na Biblioteca, a Web-TV para divulgação do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em seguida falou o diretor do Campus Aurélio Picanço. Ele foi precedido pelo professor Valfredo Antunes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que doou o projeto; o coordenador da Biblioteca, Paulo Pereira, e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Felipe Albuquerque.

Homenagem – O nome da Biblioteca, que tem o dobro do tamanho, em relação ao espaço da anterior, no Bloco I, foi concedido ao professor José Torquato Carolino. A referência é uma homenagem aprovada pelo Consuni e homenageia o ex-diretor do Campus de Palmas na gestão de 2005/2006. Torquato também foi um dos criadores do curso de Engenharia Ambiental da UFT. O professor Torquato, como era conhecido, faleceu em um acidente de carro em abril de 2008.


Vista do prédio da nova biblioteca do Campus de Palmas e momentos da inauguração

Alunos – Depois de um mês à espera de poder usar o espaço, o acervo e toda a estrutura da biblioteca de Palmas, agradou aos alunos. “O local atual é excelente em relação ao anterior. Melhorou muito”, disse o estudante do quarto período de Medicina, Danilo Queiroz. Já Talanta Santos Oliveira, caloura de Nutrição, disse que para quem está começando, o espaço é um incentivo à pesquisa. “É muito agradável o espaço”. Para a caloura do curso de Enfermagem, Vitória Pereira Rodrigues, a biblioteca veio em boa hora.


BIBLIOTECA DO CAMPUS DE PALMAS:

Nome: professor José Torquato Carolino

Acervo: mais de 90 mil exemplares

Divisão: três pavimentos - os livros ocuparão dois destes espaços
· Observação: as salas individuais ficarão em lado oposto às dos estudos coletivos, por causa do barulho

Primeiro pavimento:

*Balcão de atendimento
*Acervo
*Computadores para pesquisa
*Salas de estudo

Segundo pavimento:

*Terminais para acesso aos periódicos da Capes
*Salas para estudo
*Videoteca
*Cabines de estudos individuais
*Acervo

Fluxo: cerca mil alunos por dia

Média de empréstimos: 300 empréstimos diários

Horário de funcionamento:
de segunda a sexta – das 8h às 22h – e no sábado, das 8h às 12h

Empréstimos: alunos, professores e técnico-administrativos podem pegar livros emprestados (pessoas com vínculo com a UFT)

Observação: o espaço é aberto à comunidade em geral para estudos e pesquisas

Telefone: (63) 3232 8008

e-mail: bibliopalmas@uft.edu.br

Acesso à biblioteca virtual aqui

FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT