Recepção Institucional da UFT e DCE aos calouros: Campus de Tocantinópolis

quinta-feira, março 24, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


“UFT presente de Norte a Sul do Tocantins”. A frase estampada em Frontligths (tipo de mídia exterior de altíssimo impacto visual), banners e documentos da Universidade Federal do Tocantins, não é uma citação qualquer. Essa presença é fator importantíssimo para todos os tocantinenses, sobretudo a população da região do Bico do papagaio, no extremo norte do Estado, onde jovens, adultos e idosos, que sonham com o ensino superior, têm essa oportunidade facilitada, por meio do Campus de Tocantinópolis.

Na quarta-feira (23), o início da realização desse sonho podia ser visto no rosto de vários dos cerca e 80 calouros dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais, que foram recebidos oficialmente no auditório do Campus, pelo reitor Alan Barbiero, pró-reitores, professores e demais alunos. Entre os novos acadêmicos, Rosângela Gomes da Cruz, de 17 anos, que cursa Pedagogia, e reside em Piaçaba, distrito de Nazaré do Tocantins, disse: “estou feliz em estar aqui. Quero aprimorar meus conhecimentos e ser uma boa profissional”.


Não menos contente com a oportunidade de estudar em uma Universidade Pública Federal, está o autônomo, e agora acadêmico de Pedagogia, Paulino Moreira Maciel, de 49 anos. Há 30 anos sem estudar, a retomada dos estudos e à aprovação na UFT faz o calouro imaginar um futuro melhor. “Quero estudar bastante nesses quatro anos, depois fazer mestrado e quem sabe me tornar um professor aqui na região”, disse ele, acrescentando que a presença da UFT é uma oportunidade única para muitos do Bico do Papagaio.

Na oportunidade, os calouros acompanharam o diretor do Campus, Eliseu Riscarolli, falar das dificuldades enfrentadas. Mas ele disse que está fazendo de tudo para que os alunos saiam com o diploma da UFT com a mesma qualidade que o de outras universidades de outros estados do país, pois “o que conta é a qualificação”, ressaltou. Em seguida, o presidente do DCE, Felipe Albuquerque também falou aos estudantes as atribuições da entidade e um pouco do movimento estudantil.

Rosângela e Paulino já pensam no futuro profissional


Durante recepção aos calouros do Campus
Já o reitor da UFT, Alan Barbiero, fez questão de ressaltar a importância da UFT na cidade de Tocantinópolis e toda região do Bico do Papagaio. Ele relembrou a luta para a criação da Universidade. “Hoje por mais que a gente tenha dificuldade, nós temos autonomia política e isso é o mais importante”, afirmou. O reitor reforçou a importância de os alunos buscarem atividades, além da sala de aula, como o movimento estudantil, pesquisas, artes e cultura, dentre outros programas. “A iniciativa de cada um de vocês, vai fazer a diferença na vida profissional e cidadã”, observou.

Os calouros também ouviram explicações sobre os programas de assistência estudantil e outras atividades voltadas para o bem-estar do estudante, com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Valéria Momenté. No final, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio da Silveira, fez uma explanação da evolução da UFT, desde sua criação em vários níveis, chamando à atenção para a pesquisa e a inserção do aluno, desde cedo, na iniciação científica.



CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS
CIDADE: Tocantinópolis – distante 526 km de Palmas (Capital)
LOCALIZAÇÃO: norte do Estado (Bico do Papagaio)
POPULAÇÃO: 22.500 habitantes
CURSOS:
  • Pedagogia
  • Ciências Sociais
  • Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)
TOTAL DE ALUNOS: 750
Universidade da Maturidade (UMA)
PROJETOS:
  • Cineclubinho – UFTOCA
  • Com sessões abertas à comunidade em geral
  • Brinquedoteca – Mário de Andrade
  • Centro de Documentação Timbira (CEDOC) – acervo de documentos da região e sobre á questão indígena
  • Lápis – Laboratório de Apoio Pedagógico Especializado, com objetos de apoio metodológico para estágio curricular supervisionado dos alunos
CIDADES REPRESENTADAS NO CAMPUS:
  • Palmeiras do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Buriti do Tocantins, Darcinópolis, Luzinópolis, Santa Terezinha do Tocantins, Araguatins, Praia Norte, Esperantina, São Sebastião, Cachoeirinha, Pau D´arco, Angico, Nazaré do Tocantins, Aguiarnópolis e Maurilândia, além dos municípios maranhenses de Porto Franco, Estreito, Campestre, São João do Paraíso e Imperatriz.




FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT