Calouros destacam diversidade e pesquisas durante recepção oficial em Porto

segunda-feira, março 21, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


“A Universidade Federal do Tocantins é uma instituição que esta pronta para atender as necessidades do aluno e ainda é bem conceituada e engloba várias áreas, gêneros e culturas”. A frase da caloura do curso de Ciências Biológicas, Cleonice Ferreira dos Santos, sintetiza bem as características do Campus de Porto Nacional – marcado pelas licenciaturas e pesquisas na área da educação indígena e do meio ambiente. Nesta segunda-feira (21), Cleonice e mais cerca de 150 alunos foram recepcionados oficialmente pela reitoria da UFT, durante encontro no auditório do Campus.

Na oportunidade, o diretor Márcio Galdino, após as boas-vindas, explicou aos novos acadêmicos todo organograma do local, como o setor administrativo, laboratórios, áreas de pesquisa e os núcleos de estudo. 



Márcio Galdino destacou ainda os direitos e deveres dos estudantes, mencionou os programas de pós-graduação e citou também um dos importantes projetos desenvolvidos em Porto Nacional, o Centro de Apoio Estudantil do Tocantins (Capetins) – o pré-vestibular gratuito do Campus – criado em 2004.

Por sua vez, o reitor da UFT, Alan Barbiero, ressaltou o trabalho dos cursos de graduação e pós-graduação. “o Campus de Porto Nacional é um dos maiores e melhores em produção científica”, disse. Barbiero falou ainda sobre o Parfor, oferecido no Tocantins pela UFT, e a Universidade da Maturidade (UMA), projeto de extensão com a terceira idade. “A UFT busca não somente a formação profissional, mas também cidadã”, afirmou ele, conclamando os calouros a terem iniciativa quanto às oportunidades oferecidas pela Universidade.

A reunião contou ainda com fala do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Felipe Albuquerque, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Valéria Momenté, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio da Silveira. Para a aluna Werika Dayse Pereira da Silva, do curso de Letras, a graduação está superando suas expectativas. “Muito boa essa recepção, pois nos ajuda a conhecer melhor a Universidade”, observou. Já Eliane Gomes Nunes, que cursa História, admite trabalho, além da sala de aula. “UFT tem muitos projetos. Eu quero me integrar em algum”, afirma.

Auditório lotado durante recepção oficial aos calouros


CAMPUS DE PORTO NACIONAL
CIDADE: Porto Nacional – (região sudoeste do Tocantins)
LOCALIZAÇÃO: distante 65 km de Palmas (capital)
HABITANTES: cerca de 40 mil
CURSOS:
  • Geografia, História, Ciências Biológicas e Letras
  • Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)
  • EaD – Educação para Diversidade e Cidadania
Total de alunos – em torno de 1.300
PARTICULARIDADES DO CAMPUS DE PORTO NACIONAL:
Campus de Porto Nacional – destaque por suas licenciaturas e pelas pesquisas na área da educação indígena e do meio ambiente
  • Museu de ictiofauna - maior banco genético da bacia Araguaia-Tocantins. O local é um fiel depositário do patrimônio genético nacional e conta com mais de 60 mil exemplares.
  • A maior coleção de arraias de água doce do mundo.
  • A maior coleção de peixes do rio Tocantins.
  • Herbário do Estadocom mais de 18 mil espécies, sendo 90% delas, plantas do cerrado.
  • Maior coleção de insetos do Tocantins.
  • Acervo bibliográfico do antropólogo Carlos Moreiraum dos maiores registros antropológicos da Amazônia, com cerca de 20 mil itens impressos, além de documentos, microfilmes e mapas.

FONTE: Site da UFT


Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT