NOTA À IMPRENSA - Caravana Estudantil em Defesa da Educação Pública - DCE´s UFT e IFTO

terça-feira, agosto 23, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


DCE´s da UFT e do IFTO unen-se na luta pela Educação


NOTA À IMPRENSA

No ambiente político e democrático brasileiro, percebe-se que é de extrema importância à nossa juventude e parte desvinculável da formação de uma consciência cidadã, manter contato com os parlamentares que elegemos, independente da esfera de poder aos quais pertençam (municipal, estadual ou federal). 

O contato da sociedade, principalmente a juventude, com as Casas de Leis, órgãos fiscalizadores das ações dos Poderes Executivos, é vital para se proporcionar o equilíbrio de forças e trazer aos agentes públicos, os anseios e demandas mais urgentes e essenciais da população.


Norteados nestes princípios, é imperativo que os estudantes da UFT e do IFTO, que passam por um dos momentos mais difíceis de suas vidas acadêmicas, devam contatar os parlamentares federais tocantinenses, trazendo-lhes suas indignações e protestos com o descaso que o Governo Federal tem dado à Educação Superior. É primordial também, que participemos de manifestações e demais atos, em vista de fazer valer os nossos direitos.

É notório que o instrumento da greve é um direito líquido e certo do trabalhador, elencado na Carta Magna deste país; bem como a Educação, dever do Estado. Evocando tais princípios, os Técnico-administrativos e Professores de ambas as instituições, em datas distintas, deflagraram um movimento de paralisação por tempo indeterminado, em busca condições dignas de trabalho.

Ao invés de procurar atender às justas reivindicações das supracitadas categorias, o Governo tem procurado agir de forma a confrontar os trabalhadores, justo é, que a Advocacia Geral da União entrou com ação judicial contra a greve dos Técnico-administrativos das universidades federais, no Superior Tribunal de Justiça.

É evidente que os prejuízos aos alunos são inegáveis e que os mesmos, nos ocasionam os mais diversos problemas. Contudo, devemos retirar a poeira do nosso eventual comodismo e a curtição das férias extemporâneas e articular ações conjuntas entre a nossa própria classe, visando contribuir e fortalecer a luta dos servidores, que também é uma luta nossa, bem como lutar pela construção de uma Educação Pública digna ao tocantinense.

E é neste ínterim, que os DCE´s da UFT, IFTO e UNE, organizarão uma ampla caravana líderes estudantis de ambas as instituições, com destino à Brasília, Congresso Nacional e à Esplanada dos Ministérios, para participarmos de ações em Defesa da Educação Pública e de Qualidade. No Congresso, teremos reuniões com a bancada parlamentar. Estaremos na capital Federal no dia 24 de Agosto, quarta-feira) (saída às 18h do dia 23, de Palmas).

Nossas bandeiras:

- Por 10% do PIB para a Educação;
- Por 50% dos recursos do Pré-Sal para o Fundo Social;
- Pela Valorização dos nossos Técnico-administrativos e Professores;
- Por emendas parlamentares aos Orçamentos da UFT e do IFTO;
- Por um Orçamento que atenta à realidade da UFT e do IFTO;
- Mais recursos para Assistência Estudantil;


"A luta por uma Educação de Qualidade, Pública é maior que nós mesmos. Deve ser sempre, um de nossos ideais."

Atenciosamente,


Felipe Fernandes de Albuquerque
Presidente do DCE/UFT

Ygor Freitas
Presidente do DCE/IFTO

Lázaro de Souza Cruz
Diretor da UNE

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT