Café da manhã, participação de parlamentares e ato encerram as atividades do Acampamento da Greve

sexta-feira, agosto 12, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


A greve dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais Brasileiras somou, nesta quinta-feira (11), mais pontos na mobilização da categoria por melhorias salariais.

Logo no início da manhã, os trabalhadores (as) deram mostras da força da greve e retornaram ao prédio sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), onde fizeram um café da manhã, regado a muita mobilização e articulação entre os caravaneiros e representação das bases presentes no acampamento.


Com muita determinação, carros de som, boneco gigante representando a presidente Dilma Roussef, banda de música e protesto contra a política do governo, os TAEs reforçaram a exigência de abertura das negociações entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Universidades Brasileiras (FASUBRA) e o Governo Federal.

No meio da manhã, a manifestação contou com a visita do deputado Chico Alencar (PSOL/RJ). Falando aos grevistas, o deputado disse apoiar a greve e cumprimentou o movimento paredista pela intensificação das atividades com o erguimento do acampamento e as marchas realizadas nos últimos três dias.

Ele garantiu ainda que faria pronunciamento durante a sessão na Câmara dos Deputados em apoio à campanha salarial implementada pela FASUBRA Sindical. Em seguida, foi a vez da senadora, também pelo PSOL, Marinor Brito, defender a reabertura do diálogo entre o governo e a Federação, de forma a solucionar o impasse atual.  

Logo após a intervenção desses parlamentares, a FASUBRA Sindical protocolou no Ministério do Planejamento o Ofício nº 136-SEC 11, endereçado à Ministra Míriam Belchior, cujo texto disponibilizamos abaixo na íntegra. O documento, além de ter sido registrado oficialmente no departamento de protocolo do MPOG, foi recebido por um trabalhador do Gabinete da Ministra, para encaminhamento imediato à titular daquele Ministério.

Terminado o ato em frente ao MPOG, por volta das 11h os caravaneiros voltaram ao acampamento, e lá receberam mais incentivos de deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT). Os parlamentares Milton Lima Neto (SP) e Gilmar Machado (MG) prestaram apoio e solidariedade às reivindicações da categoria e disseram estar empenhados na abertura do processo negocial, em tempo hábil para incluir no orçamento de 2012 uma contraproposta de reajuste.

A União Nacional dos Estudantes, UNE, esteve também presente no acampamento, com o diretor da entidade, Estevam Cruz, se manifestou em apoio à greve, além de ter convidado a FASUBRA a integrar a Jornada de Luta em Defesa da Universidade.

Concluindo as ações do acampamento em Brasília, os trabalhadores (as) realizaram encontro, na tenda, onde um representante de cada delegação e da direção nacional da FASUBRA fez avaliação da programação cumprida pelos caravaneiros (as). Houve consenso em todas as falas de que as manifestações surtiram relevante efeito político, bem como reforçaram a necessidade de fortalecimento da greve.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT