Deputados Federais e Senadora assinam Manifesto Estudantil em Defesa da Educação Pública

sexta-feira, agosto 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Deputados assinam Manifesto em Defesa da Educação Pública


Organizada pelos DCE´s da UFT e do IFTO, a Caravana em Defesa da Educação Púbica, reunindo cerca de 50 líderes estudantis de ambas as instituições, passaram a última quarta-feira no Congresso Nacional para expor e sensibilizar os parlamentares da bancada federal tocantinense, sobre a importância de ter a Educação, sobretudo a Pública, como prioridade de luta. 





Deputado Laurez manifesta apoio aos estudantes
Munidos de uma Carta-Manifesto, 5 Deputados Federais (uma deles, membra da Comissão de Educação da Câmara) pelo Tocantins e uma Senadora pelo Estado da Bahia, que também é membra da Comissão de Educação do Senado Federal, assinaram o documento e empenharam apoio na luta por melhorias na Educação Pública do estado.




Deputado Agnolin assina Manifesto em Defesa da Educação


A defesa da educação pública de qualidade exige essa mobilização”, garantiu Ygor Freitas, Presidente do DCE/IFTO. .Para o Deputado Lázaro Botelho a mobilização em torno do movimento na luta pela educação pública promovida pelos 48 acadêmicos tocantinenses merece atenção especial e que vai envidar todos os esforços para ajudar a classe, “Estaremos sempre ao lado dos estudantes e profissionais da educação na luta para garantir mais investimentos e melhorias para a educação. Profissionais bem remunerados e capacitados são o alicerce de uma educação de qualidade." disse o parlamentar

VEJA MAIS: Caravana Estudantil em Defesa da Educação Pública é recebida pela Bancada Federal Tocantinense



O dia foi corrido, mas bem aproveitado pela Caravana. Pela manhã, as lideranças reuniram-se com os Deputados Federais Lázaro Botelho, Ângelo Agnolin e Laurez Moreira, que de prontidão prestaram apoio ao Manifesto. 


Deputado Junior Coimbra assina o Manifesto Estudantil
No período da tarde, os Deputados Federais Junior Coimbra e Professora Dorinha, prestaram apoio às reivindicações estudantis. "A classe política do Tocantins ficou surpresa com a nossa iniciativa de trazer uma caravana de líderes estudantis para o Congresso. Nunca antes no estado, havia ocorrido algo assim, disseram. A nossa luta será ouvida pela bancada. Queremos que os nossos representantes em Brasília, se atenham mais à real situação de nossa universidade e busquem investir mais, com emendas, proporcionem um orçamento maior à UFT e destinem mais recursos para Assistência Estudantil." declara Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT.

Deputada Professora Dorinha manifesta apoio às lideranças
Visando incluir as discussões das greves que ocorrem nas universidades e institutos federais, as lideranças procuraram parlamentares ligados as Comissões de Educação, tanto da Câmara dos Deputados (Professora Dorinha, que inclusive é membra da Mesa) e do Senado (Lídice da Mata).

O diretor de Assistência estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lázaro Cruz, afirmou que os estudantes saíram animados do encontro. “O compromisso dos nossos representantes tocantinenses vai ajudar nossa luta. Esperamos contar com o apoio da bancada do Estado também na destinação de recursos para o ensino do nosso estado”, afirmou.
Senadora presta apoio aos estudantes

Também foram membros da caravama dois estudantes do grêmio do Colégio Tiradentes. "Fizemos questão de levar estudantes de Ensino Médio, já que as melhorias que tanto almejamos no Ensino Superior Público de nosso estado, perpassa por mais investimentos no Ensino de Base." afirma Albuquerque.

Nesta sexta-feira, o DCE/UFT fará a entrega de uma cópia do Manifesto Estudantil em Defesa da Educação Pública ao Reitor da universidade, na reunião das categorias representativas, que ocorrerá à partir das 15h.

O Manifesto em Defesa da Educação Pública























Vídeos:


Parte 1:




Parte 2:







Mais fotos:


No hall do Anexo III da Câmara, Junior Coimbra presta apoio


Presidentes dos DCE´s da UFT e IFTO assinando Manifesto

Deputado Lázaro Botelho é solidário aos alunos

Deputado Laurez assina Manifesto e recepciona caravana

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT