Grevistas da UFT e IFTO realizam passeata - DCE´s fazem pressão em Brasília

terça-feira, agosto 23, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Grevistas se mobilizam nesta terça,em Palmas

O movimento grevistas das instituições federais de ensino do Tocantins, realizam na manhã desta terça-feira, 23, uma passeata que apresenta à sociedade as principais reinvindicações.

Uma passeata que passará pelas prinicipais avenidas de Palmas na manhã desta terça-feira, 23, mobiliza os servidores e professores do Instituto Federal de Educação do Tocantins, da Universidade Federal do Tocantins e ainda os estudantes das duas instituições federais.



A passeata é mais uma das ações conjuntas do movimento grevista das federais que reivindicam o reajuste salarial e melhores condições para a educação. Os servidores da UFT estão em greve desde o dia 27 de junho e os servidores da IFTO estão paralisados desde o dia 27 de julho.

Segundo um dos representantes dos servidores da IFTO, Francisco das Chagas, no Estado são 6 campi paralisados. Chagas informou ainda que em todo o Brasil, segundo último boletim, já são 177 campi que apóiam o movimento grevista. “Hoje estamos realizando essa passeata na tentativa de sensibilizar o governo federal, os pais, os alunos e a sociedade em geral. Nós queremos mostrar que o movimento grevista luta por melhorias”, explica Francisco das Chagas.

O representante dos servidores da UFT, Miguel Lima, explica a passeata. “Essa ação é o movimento ganhando as ruas, ganhando visibilidade, para que a sociedade fique sabendo o que está acontecendo, a discriminação do governo com a categoria em greve”, disse Lima. Ele conta que o movimento está apreensivo porque no próximo dia 31, termina o prazo para que o governo envie o orçamento de 2012 para votação e aprovação do congresso federal. Miguel Lima diz que os grevistas esperam que o governo, que está intransigente, inclua recursos para o reajuste salarial em 2012 de professores e servidores das instituições federais.


Estudantes apóiam

Através de uma nota enviada à imprensa em conjunto os DCE’s da IFTO e UFT, reafirmam o apoio ao movimento grevista. “É evidente que os prejuízos aos alunos são inegáveis e que os mesmos, nos ocasionam os mais diversos problemas. Contudo, devemos retirar a poeira do nosso eventual comodismo e a curtição das férias extemporâneas e articular ações conjuntas entre a nossa própria classe, visando contribuir e fortalecer a luta dos servidores, que também é uma luta nossa,” disse a nota.

Na tarde desta terça-feira, 23, um ônibus com 48 alunos do IFTO e UFT parte para Brasília para apoiar a causa dos servidores e professores. O presidente do DCE do IFTO, Ygor Freitas, conta que os alunos irão se reunir com senadores e deputados na tentativa de pedir melhorias para educação. “A melhoria da educação não passa somente pela luta dos professores mas é também uma luta dos nossos alunos”, disse o presidente.

FONTE: Site da Roberta Tum - Clarete Almeida 
Lourenço Bonifácio 


Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT