ALUNO DA UFT: Faça valer o seu VOTO - Entre na Luta em Defesa da Educação Pública

sexta-feira, agosto 12, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


No ambiente político e democrático brasileiro, percebe-se que é de extrema importância e parte desvinculável da formação de uma consciência cidadã,manter contato com os parlamentares que elegemos, independente da esfera de poder aos quais pertençam (municipal, estadual ou federal). 

O contato da sociedade com as Casas de Leis, órgãos fiscalizadores das ações dos Poderes Executivos, é vital para se proporcionar o equilíbrio de forças e trazer aos agentes públicos, os anseios e demandas mais urgentes e essenciais da população.


 
Norteados nestes princípios, é imperativo que os estudantes da UFT, que passam por um dos momentos mais difíceis de suas vidas acadêmicas, devam contactar os parlamentares federais tocantinenses, trazendo-lhes suas indignações e protestos com o descaso que o Governo Federal tem dado à Educação Superior.

A greve é um direito líquido e certo do trabalhador, elencado na Carta Magna deste país; bem como a Educação, dever do Estado. Utilizando destes princípios, os Técnicos-administrativos e Professores da UFT, em datas distintas, deflagraram um movimento de paralisação por tempo indeterminado, em busca de dignas condições de trabalho.

Ao invés de procurar atender às justas reivindicações das supracitadas categorias, o Governo tem procurado agir de forma a confrontar os trabalhadores, justo é, que a Advocacia Geral da União entrou com ação judicial contra a greve dos Técnicos-administrativos, no Superior Tribunal de Justiça.


Não nos cabe neste artigo, debater detalhes dos movimentos. Entretanto é perceptível que os prejuízos aos alunos são inegáveis. Contudo, devemos retirar a poeira do nosso eventual comodismo e a curtição das férias extemporâneas e articular ações conjuntas entre a nossa própria classe, visandocontribuir e fortalecer a luta dos  servidores.



E é neste ínterim, que o DCE/UFT propõe um conjunto de ações, que terá por início, o contato dos estudantes com nossos parlamentares. São eles que poderão pressionar de forma eficaz o Governo Federal para corresponder às expectativas dos grevistas e as nossas próprias, que são o retorno às aulas.

Pedimos a todos os acadêmicos, inclusive aos calouros que não efetuaram suas matrículas, que entrem também nesse sentimento de mobilização e protesto social. Tenha sempre a consciência de que o futuro desta universidade também é construído pelas nossas mãos. Você também é agente promotor do crescimento desta instituição.


Envie sua mensagem aos parlamentares, cobrando que eles pressionem o Governo Federal à atender as demandas dos grevistas! Não se esqueça de se identificar como Estudante da UFT, informando também o curso.


Por Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT e acadêmico de Ciência da Computação








Modelo (Proposta de Email) - Deputados Federais/Senadores:


Utilize-o como lhe aprouver. Você poderá enviar a sugestão abaixo ou fazer as modificações que definir. Ou então, envie um email de própria autoria.




Excelentíssimo senhor Deputado(a) Federal (OU SENADOR(A) DA REPÚBLICA) pelo Estado do Tocantins, NOME DO PARLAMENTAR.


Eu, (SEU NOME COMPLETO), acadêmico do curso de (SEU CURSO), da Universidade Federal do Tocantins, exercendo a cidadania que me é concedida pelas leis vigentes deste país, busco junto ao Poder Legislativo desta nação, o respeito aos meus direitos de estudante, sobretudo ao acesso à Educação Pública e de Qualidade.

Venho também através deste, manifestar a minha revolta (OU TROQUE PELA PALAVRA REPÚDIO) quanto à forma insensível que o Governo Federal, por meio dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e o Ministério da Educação (MEC) tem conduzido as negociações salariais frente aos servidores federais da Educação, sobretudo, aos agentes Técnicos-administrativos (TAE´s) e Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Ao invés de procurar atender às justas reivindicações das supracitadas categorias, o Governo tem procurado agir de forma a confrontar os trabalhadores, dito é, que a Advocacia Geral da União entrou com ação judicial contra a greve dos TAE´s, no Superior Tribunal de Justiça.

Em busca de condições dignas de trabalho e utilizando o seu legítimo e constitucional Direito de Greve, os servidores técnicos-administrativos das IFES, deflagraram-na desde o dia 06 de Junho. Da mesma forma, os docentes da UFT, desde o dia 27 de Julho. Os docentes das demais IFES também já sinalizaram indicativo de greve até o final de agosto.

Vossa Excelência, como representante legítimo do povo que o elegeu democraticamente, tem amplas prerrogativas para pressionar o Governo em questão, através da Câmara dos Deputados (SENADO FEDERAL, DE ACORDO COM O CARGO PARLAMENTAR). Peço-lhe portanto, que lhe haja empenho máximo, enérgico e urgente, em pressionar e provocar o Governo à reflexão de seus atos e viabilize atender as pautas de reivindicações dos grevistas.

O ESTUDANTE, o TÉCNICO-ADMINISTRATIVO e o PROFESSOR querem UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE.






CONTATOS - Deputados Federais:


Plenário da Câmara dos Deputados

DISQUE CÂMARA: 0800 619 619






CONTATOS: Senadores


Plenário do Senado Federal




  • Ataídes Oliveira (PSDB): Email: ataides.oliveira@senador.gov.br - Fone: (61) 3303 2163/2164
  • Kátia Abreu (PSD): Email: katia.abreu@senadora.gov.br - Fone: (61) 3303 2464/2708
  • Vicentinho Alves (PR): Email vicentinho.alves@senador.gov.br - Fone: (61) 3303 6467/6470

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT