Greve na UFMT perde força e pode acabar na sexta-feira‎

terça-feira, agosto 30, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) devem decidir o futuro da greve em assembleia-geral, na próxima sexta-feira (2). A paralisação das atividades teve início no dia 24 passado e, até então, era por tempo indeterminado.

Agora, conforme o presidente da Adufmat, professor Carlinhos Reipert, durante esta semana, um grupo de trabalho vai organizar as reivindicações locais para colocá-las em pauta, além daquelas nacionais.


"A assembleia será importante, porque nela definiremos o rumo da greve: se continuamos, se paramos, se aceitamos a proposta nacional, porém com foco também nas reivindicações próprias da UFMT", informou.

Entre as sugestões de pauta, tiradas na segunda-feira (29), em assembleia, os professores citaram a convocação imediata de uma assembleia-geral universitária estatutária e paritária, a democratização das relações dentro da UFMT, a transparência das contas da Fundação Uniselva, o fim do estágio probatório e a ampliação do tempo para pesquisa.

Além de propostas locais, a categoria avaliou o impacto que o acordo assinado entre Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Governo Federal, na última sexta-feira (26), em Brasília, pode ter na UFMT.

Na ocasião, os professores aceitaram o reajuste salarial de 4% e a incorporação de uma das gratificações, a Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas). Das 53 seções sindicais presentes, 19 aprovaram o acordo, apesar de compreender que a proposta não atende aos anseios da base.

Conforme Reipert, docentes aqui do Estado repudiaram o acordo, ainda que já tenha sido assinado. A data de implementação da proposta é março do ano que vem.

A nova assembleia a ser realizada pelos docentes da UFMT será na sede da Adufmat, às 8h.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT