2º Dia de acampamento resulta em saldo positivo para a categoria

quinta-feira, agosto 11, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


O segundo dia do acampamento que os TAEs contabilizou mais um saldo positivo para a greve. No período vespertino, os mais de 1.300 caravaneiros fizeram mais uma passeada para pressionar  o governo a atender as reivindicações da Campanha Salarial.

Saindo da concentração, localizada nas proximidades do Museu Nacional,a partir das 15h,  a categoria foi até a Praça dos Três Poderes para prestar solidariedade aos bombeiros e Policiais Militares que lutam pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 300, pelo Congresso Nacional.


Em seguida, deram continuidade à passeata, com os grevistas ocupando duas faixas de rolamento do Eixo Monumental, no trecho compreendido entre o Palácio da Justiça e Ministério do Planejamento, onde a categoria voltou a fazer uso de faixas, cartazes, tambores e cornetas para chamar atenção para as reivindicações.

Várias entidades ocuparam o carro de som para manifestar apoio à greve. Uma delas foi o ANDES Sindicato Nacional, cujo 2º Vice-presidente, Luiz Mauro Magalhães, falou acerca do impasse estabelecido entre governo e TAEs, após a sentença dada pelo STJ sobre a legalidade da greve. “O Andes repudia toda e qualquer ato que resulte em judicialização”, afirmou Magalhães.

Centrais – Novamente, centrais sindicais estavam representadas na passeata para manifestar solidariedade ao empenho dos técnico-administrativos, e apoio à luta por valorização salarial. Entre elas a CTB, CUT, Intersindical e Conlutas.

Ministra – Enquanto os manifestantes ocupavam as vias da Esplanada, estava sendo realizada no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), uma reunião da Central Única dos Trabalhadores (CUT) com a Ministra Míriam Belchior, onde segundo os membros da central foi cobrada a reabertura imediata das negociações.

O secretário-geral da CUT, Quintino Severo, afirmou que a maior parte da reunião foi dedicada à discussão da greve da FASUBRA, e que ao final da mesma a ministra disse que irá se reunir com a equipe ministerial para analisar as reivindicações no sentido de retomar as negociações.

Atividades – Nesta quinta-feira (11), último dia do acampamento, os caravaneiros iniciam as atividades com um café da manhã no Ministério da Educação, onde devem fazer mais um ato para exigir o cumprimento da pauta de reivindicações. Posteriormente, saem passeata rumo ao Bloco K da Esplanada dos Ministérios onde funciona a sede do MPOG, para um novo ato, e posteriormente dirigem-se ao Bloco C, onde fica localizada a Secretaria de Recursos Humanos.

Volta para casa – Depois de dois dias e meio de intensas mobilizações, os cerca de mais de 1.300 técnico-administrativos que estão acampados no gramado central da Esplanada, iniciarão, na tarde desta quinta-feira (11), o retorno aos seus estados de origem. Em Brasília permanecerão apenas os delegados do Comando Nacional de Greve que representam a base dos sindicatos filiados à Federação, e membros da Diretoria Nacional da FASUBRA, que juntos levarão adiante as futuras ações da greve.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT