Acaba a greve dos professores da UFT

quarta-feira, agosto 31, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Durante assembléia realizada na tarde desta quarta-feira, 31, no auditório do bloco 3 da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Seção Sindical dos Docentes da UFT (Sesduft) decidiu por fim a greve iniciada no mês de junho. 

A decisão, que não foi unânime, gerou conflito entre os professores. Foram 53 votos a favor do fim da greve, 35 contra e 10 abstenções. O presidente da Sesduft, Vinícius Marques, chegou até cogitar sua renúncia do cargo após alguns professores insinuarem que Marques havia negociado paralelamente com o governo para por fim à greve. 


O fim da greve foi solicitado após Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) assinar um acordo emergencial com o Governo Federal que estabelece a aplicação dos 4% sobre o Vencimento Básico, após a incorporação da gratificação, e também sobre a Retribuição por Titulação (RT), tanto para docentes do Magistério Superior quanto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), a ser implementada em março de 2012. 

Vinícius informou aos professores presentes na assembléia as deliberações feitas entre ele e a reitoria em torno do calendário escolar e do início do semestre letivo. Segundo ele a previsão de início das aulas seria para o dia 12 de setembro e o semestre letivo se findaria no dia 18 de fevereiro.

O presidente do Diretório Central do Estudantes da UFT, Felipe Albuquerque, disse que a decisão foi sensata. Segundo ele “não havia mais ambiente para sustentação da greve após a assinatura acordo entre Andes e Governo Federal”.

Vários professores ficaram indignados com a decisão da assembleia e alguns cogitaram até a anulação da votação. Quanto ao calendário acadêmico do segundo semestre letivo, nada foi estabelecido ainda. O presidente do sindicato se retirou da reunião sob protestos de professores que diziam se sentir enganado e que não aceitaram o final da greve. Toda a reunião foi transmitida via Twitte Can da Sesduft. Técnicos administrativos continuam em greve.

Atualizada às 19h38

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário

Unknown disse...

Embora existe professores descontentes, foi um bom resultado para eles.Embora existe professores descontentes, foi um bom resultado para eles.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT