Veteranos questionam dados no Portal do Aluno referentes à Pré-Matrícula 2011/1
Aê pessoal, aproveitando bem as férias? Nos últimos dias, vários alunos preocuparam-se ao acessar o Portal do Aluno e me questionaram quanto à realização de sua Pré-matrícula e as informações constantes no sistema. Segundo eles, há informações incompletas e/ou equivocadas no Portal relativas às opções do Histórico, Horário de Aula e Comprovante de Matrícula. E você leitor? Achou algo semelhante?
O objetivo desta matéria é esclarecê-los desse aparente "problema" e discorrer sobre outros assuntos como a Confirmação e Ajuste de Matrículas.
Ao nosso calouro 2011/1, vale esclarecer que a Pré-matrícula é um procedimento realizado pelo aluno veterano, de reserva de vagas das disciplinas que serão cursadas a cada semestre letivo. A matrícula de vocês será em outro momento, de acordo com o Calendário Acadêmico 2011.
Os dados ainda não foram processados:
O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), ainda não iniciou o processamento dos dados da pré-matrícula 2011/1. Conforme o Calendário Acadêmico 2011, esse período será neste mês, entre os dias 25 a 28. (adiado para 01 a 04 de Fevereiro). Sendo assim, desconsidere quaisquer informações que você não reconheça no sistema do Portal do Aluno. Não há o que temer.
Se após o final desse prazo, houver problemas na sua área do Portal do Aluno, aí sim que você deverá entrar em contato, o mais rápido possível, com a Coordenação do curso ou Secretaria Acadêmica informando os problemas. Fatos mais sérios ou demoras na resolução do pedido, será necessário informar a sua representação estudantil para que busque uma solução junto às vias administrativas da universidade.
Vale lembrar que somente após o processamento das pré-matrículas que o Comprovante de Matrícula 2011/1 estará disponível no Portal do Aluno. Não há em si, um dia em específico, mas assim que for divulgado, você o saberá neste Blog.
OBSERVAÇÃO: As notas do semestre 2010/2, deveriam ter sido protocolados no Diário Eletrônico, pelos professores de cada disciplina. até o final do mês de Dezembro de 2010 (há um dia específico no Calendário Acadêmico 2010). Acredito que nenhum professor tenha perdido o prazo, visto que a Direção do campus fica "no pé" dos Coordenadores para a entrega do diário, pois essas duas autoridades assinam o "canhoto". Caso ocorra esse caso com você, entre em contato com o professor o mais rápido possível e alerte desde já sua representação estudantil.
Vale lembrar que somente após o processamento das pré-matrículas que o Comprovante de Matrícula 2011/1 estará disponível no Portal do Aluno. Não há em si, um dia em específico, mas assim que for divulgado, você o saberá neste Blog.
OBSERVAÇÃO: As notas do semestre 2010/2, deveriam ter sido protocolados no Diário Eletrônico, pelos professores de cada disciplina. até o final do mês de Dezembro de 2010 (há um dia específico no Calendário Acadêmico 2010). Acredito que nenhum professor tenha perdido o prazo, visto que a Direção do campus fica "no pé" dos Coordenadores para a entrega do diário, pois essas duas autoridades assinam o "canhoto". Caso ocorra esse caso com você, entre em contato com o professor o mais rápido possível e alerte desde já sua representação estudantil.
Tenha sempre o Comprovante da Pré-Matrícula em mãos:
A maioria dos estudantes, por realizarem o procedimento dos próprios labins da UFT, não imprimem ou retiram um print screen da tela final com o comprovante da pré-matrícula. Ter o comprovante é fundamental para que você exija uma reparação da PROGRAD quanto à sua situação acadêmica, caso o sistema apresente erros na formulação e processamento da sua pré-matrícula.
É uma dica que deixo para você: qualquer documento da UFT, por mais simples que seja, guarde-o sempre. Você um dia poderá precisar dele!
É uma dica que deixo para você: qualquer documento da UFT, por mais simples que seja, guarde-o sempre. Você um dia poderá precisar dele!
Acesse sempre o Portal do Aluno:
A UFT divulgará antes do período de Confirmação e Ajuste de Matrículas, o Comprovante de Matrícula no Portal do Aluno. Sendo assim, você poderá verificar quais disciplinas foram aceitas e em sua análise, julgar necessário ajustar ou não a sua matrícula.
A Confirmação e Ajuste de Matrículas:
Se não houver nada a alterar, como por exemplo excluir ou incluir disciplinas, você não precisará retorar à UFT. Se for preciso realizar ajustes, você terá que vir à universidade (ou alguém, em seu nome, através de procuração simples), em seu dia específico de atendimento no período de Confirmação e Ajuste de Matrículas.
Ao final desta matéria, disponibilizarei um modelo de Procuração Simples regularmente aceita pela UFT (apenas com reconhecimento de firma, ou seja, de sua assinatura). Baixe na área Confirmação de Matrícula, as planilhas oficiais de atendimento ao aluno.
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