UFT reitera apoio à criação da Fundação de Amparo à Pesquisa no Tocantins

sexta-feira, janeiro 28, 2011 Por Felipe Albuquerque

À esquerda, o Vice-Reitor da UFT (Reitor em exercício)
O apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) à criação da Fundação de Amparo (FAP/TO) foi reiterado na manhã desta quinta-feira (27) por meio de uma visita do vice-reitor José Expedito Cavalcante, ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira.

Os dois conversaram sobre a criação da entidade e sobre as perspectivas para o setor de Ciência e Tecnologia no Tocantins. Borges da Silveira destacou, durante a conversa, a importância da Fundação de Amparo para o estado. Cavalcante frisou também que a UFT está à disposição, com seu quadro de professores e pesquisadores.


Os dois falaram ainda sobre parcerias e enfatizaram a importância da cooperação das instituições de ensino superior, como a UFT, no processo de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa no estado. Borges da Silveira destacou, na conversa, a necessidade de se investir na formação de novos mestres e doutores.

Aula - Cavalcante, durante a visita, levou convite ao secretário para que participe da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), do Campus da UFT em Araguaína, em fevereiro próximo. Borges da Silveira aceitou o convite, devendo falar sobre as perspectivas da Ciência e Tecnologia no Tocantins para os próximos anos.
Entenda o que é a Fundação de Amparo (FAP/TO)
A Fundação de Amparo à Pesquisa é uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico. Pode ser de direito privado ou público e pode, ou não, estar vinculada a governos (municipal, estadual ou federal). Tem como missão primordial a indução e o incentivo à pesquisa e inovação científica e tecnológica, que vise o desenvolvimento do município/estado/país.

Entre suas atribuições estão financiamentos de pesquisas por meio de bolsas; contribuição para solidificar grupos de pesquisa científica e tecnológica; promover integração entre os setores produtivos e instituições de ensino e pesquisa; realização de eventos de caráter científico/tecnológico; realização de intercâmbios entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros; divulgação de resultados de pesquisas.
   
FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT