Veterano, esqueceu de fazer sua Pré-Matrícula 2011/1 da UFT? Saiba como proceder

terça-feira, janeiro 11, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Não foram poucos os estudantes que perderam o prazo oficial para a realização do importante procedimento de Pré-Matrículas 2011/1 pelo Portal do Aluno. O DCE/UFT inclusive solicitou prorrogação de 3 dias no prazo, para atender os esquecidos.

Mas e agora? O que fazer, se você não solicitou reserva de vagas em nenhuma disciplina do seu próximo semestre? Ainda há chances de entrar nas turmas? Essas e outras dúvidas, procura-se sanar nesta matéria . Há algumas dicas que podem amenizar o prejuízo de estar submisso ao saldo de vagas das disciplinas.




Você, calouro do semestre 2011/1, não se preocupe. Ao se matricular na UFT, já estão garantidas vagas nas disciplinas do seu primeiro período. Esse procedimento de Pré-Matrícula é disponível aos estudantes que finalizam o semestre letivo na UFT.


A perda do prazo de Pré-Matrícula:


O Portal do Aluno da UFT
Ao termino do prazo de Pré-Matrículas, a Secretaria Acadêmica do seu campus dividirá as vagas das disciplinas existentes entre aqueles que solicitaram a matrícula através desse procedimento. Por você não ter feito a Pré-Matrícula, ficará de fora dessa primeira etapa de concorrência pelas vagas.

A escolha de quem ficará com as vagas é determinada pelos critérios de prioridade do Regimento Acadêmico da UFT.

Se a demanda pela disciplina "A", por exemplo, for muito grande, provavelmente a turma se fechará ao final do período de Pré-Matrículas.





É possível ainda incluir disciplinas?


Haverá o período de Confirmação e Ajuste de Matrículas, entre os dias 14 a 17 de Fevereiro de 2011.

Relação entre a quantidade de vagas e as etapas de matrícula


O dia para aqueles que perderam a Pré-Matrícula, será o último (para a maioria dos cursos será dia 17 -  verifique qual é o último dia, baixando a Planilha de Atendimento). Os calouros também serão atendidos nesse dia, juntamente com os que possuem menor índice de conclusão do curso.

Entretanto vale lembrar, que provavelmente algumas, ou até mesmo todas as disciplinas que você desejar matricular-se, poderão já ter as turmas fechadas, pois as vagas foram distribuídas por aqueles que solicitaram na Pré-Matrícula.

Acadêmico realizando a Confirmação e Ajuste de Matrículas
Aí é que está o "x" da questão. Como saber se a demanda foi maior ou menor que a quantidade de vagas naquela matéria? Não é possível saber de antemão. Você deverá comparecer (ou um procurador seu), ao atendimento da Confirmação e Ajuste de Matrículas e solicitar a inclusão.

O resultado é emitido na hora. O atendente informará que o seu pedido foi deferido ou não, ou seja, se haviam vagas sobrando naquela matéria e seu pedido de matrícula foi atendido.



Dicas importantes:


  • No seu dia específico de atendimento, como haverá a distribuição de senhas, seja o primeiro a chegar. É importante você ser o primeiro a ser atendido, pois poderá ainda sobrarem vagas. Se você for um dos últimos, por exemplo, aqueles que foram atendidos primeiro poderão ter obtido a vaga que você desejaria entrar;
  • Além de buscar ser o primeiro a ser atendido, fique de olho nos estudantes que pedirão exclusão de vagas nas disciplinas que você deseja matricular-se. Converse com seus colegas e caso encontre um que queira excluir, pegue uma nova senha e procure ficar atrás da vez dele. Assim, quando ele excluir, você pedirá a inclusão imediata da vaga aberta;
  • Converse regularmente com o atendente para acompanhar se foram abertas vagas nas disciplinas. Ele possui em tempo real, a quantidade de vagas disponíveis;
  • Se sua situação ficou tão grave, que não sobraram vagas nas disciplinas do seu próprio curso, procure matricular-se nas matérias semelhantes de outros cursos. É possível incluir disciplinas de outros cursos no dia 18 de Fevereiro;
  • Fique atento à abertura de Turmas Extras, que costumam ocorrer nesse período de Confirmação e Ajuste. Nelas será mais fácil entrar, já que às vezes, o Coordenador faz a matrícula através de uma simples assinatura em uma lista;
  • Quase nunca dá certo, mas em último caso, converse com o seu Coordenador de curso e explique o porque de ter perdido o prazo da Pré-Matrícula. Ele pode deferir a matrícula extemporânea nas disciplinas do curso, ou seja, de incluir alunos em uma turma já fechada. É raríssimo um Coordenador deferir pedidos dessa natureza, mas não custa tentar;

Sobraram dúvidas? Por favor, comente esta matéria!

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT