Inicia-se a 1ª Exposição Paisagismo Sustentável - Campus de Palmas - UFT

terça-feira, junho 08, 2010 Por Felipe Albuquerque

O concurso de Anteprojeto de Paisagismo Sustentável para o Campus de Palmas vai escolher um entre os oito projetos da 1ª Exposição Paisagismo Sustentável no Campus da UFT para viabilidade de execução pela Diretoria de Obras da Universidade juntamente com a administração do Campus. Os painéis, com os trabalhos sobre paisagismo sustentável e tecnologias alternativas, estarão à disposição do público no saguão do Bloco I até o dia 11 de junho. O resultado do concurso está previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira (10).


De acordo com a professora Márcia de Camargo, coordenadora dos estudos, os painéis atendem às matérias de Paisagismo I e II, Técnicas Alternativas e Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo (THAU). Márcia conta que foram mais de 400 entrevistas com estudantes e professores da UFT sobre o que eles gostariam de ver nos espaços do Campus de Palmas. Os trabalhos contaram com cerca de 80 alunos.

O objetivo da exposição, segundo a professora, é fazer uma proposta de revitalização dos espaços livres no Campus, com a melhora do conforto ambiental, a criação de espaços de convivência, áreas de sombra, colocação de bancos nos pátios e corredores, espaços para acomodação dos alunos entre as aulas e na hora de almoço, além da acessibilidade. “Esse trabalho vai ser repassado para a reitoria e a proposta é fazer uma espécie de projeto de paisagismo sustentável para todo o Campus”, explicou.

Entre os projetos expostos, um sobre tecnologias alternativas, onde foi trabalhado o restaurante universitário do Campus, chamou à atenção. De autoria do aluno, Alexsandro Romulo Ferreira de Sousa, do 8º período de Arquitetura e Urbanismo, o trabalho, em formato de uma arraia, traz um restaurante sustentável flutuante na orla da UFT no Lago de Palmas. “Virei noites, busquei referências, mas a recompensa é o reconhecimento”, disse Ferreira.


Márcia de Camargo, Alexsandro Ferreira, Reitor da UFT, prof. Alan Barbiero e Diretor do Campus de Palmas, prof. Aurélio Picanço durante observação do projeto do Restaurante Sustentável Flutuante na Orla da UFT (ao fundo)

Presente na amostra e observando atentamente os painéis, o reitor da UFT, Alan Barbiero, comentou: “os trabalhos são de excelente qualidade. Agora nós estamos aguardando o resultado do concurso, pois o projeto ganhador será apreciado pela diretoria de obras da UFT e a administração do Campus de Palmas. Nós queremos implantá-lo”, afirmou. O Diretor do Campus de Palmas, Aurélio Picanço, destacou a importância dos estudos. “A gente vai poder usar as ideias desses alunos para poder melhorar o ambiente do nosso campus”, completou.
FONTE: SIte da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT